![]() |
| O benefício é concedido a condutores inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não cometeram infrações de trânsito nos 12 meses anteriores ao vencimento da CNH |
No Rio Grande do Norte, quase 6 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram renovadas de forma automática e gratuita desde o início do benefício para condutores que possuem o selo “Bom Condutor”, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN).
A renovação automática começou a valer na última sexta-feira (9) e, até esta quinta-feira (15), foram registradas 5.881 renovações no estado. Do total, 2.667 foram de condutores sem atividade remunerada, 2.971 de motoristas com atividade remunerada e 243 conversões da Permissão para Dirigir (PPD) em CNH Definitiva.
O benefício é concedido a condutores inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não cometeram infrações de trânsito nos 12 meses anteriores ao vencimento da CNH. Para ter acesso, é necessário autorizar a inclusão no cadastro por meio do aplicativo CNH do Brasil.
De acordo com o Detran/RN, a medida gerou uma economia de R$ 1,27 milhão, valor referente às taxas da CNH, exames de aptidão física e mental e exame psicológico, exigido para motoristas que exercem atividade remunerada.
Segundo o diretor-geral do Detran/RN, Jonielson Oliveira, todo o processo é realizado automaticamente pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e a CNH Digital fica disponível no aplicativo após o vencimento do documento.
A renovação automática não está disponível para condutores com 70 anos ou mais, nem para motoristas com restrições médicas. Já os condutores com idade entre 50 e 69 anos podem utilizar o benefício apenas uma vez.
Quem deseja a versão física da CNH deve solicitar a segunda via no Portal de Serviços do Detran/RN, com pagamento da taxa de R$ 102.
* Dados do Detran/RN
Tags
RENOVAÇÃO
