![]() |
O título de eleitor está entre os documentos exigidos para a matrícula na instituição de ensino, em caso de aprovação. |
Com a divulgação das notas do Enem 2025, quem se inscreveu no do Sisu 2026 precisa estar com o título de eleitor regularizado, caso tenha 18 anos ou mais. O título de eleitor está entre os documentos exigidos para a matrícula na instituição de ensino, em caso de aprovação.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que qualquer pendência seja resolvida antes do período de inscrições, evitando problemas que possam impedir a participação no processo seletivo. Além disso, o título é um instrumento de cidadania, permitindo votar e contribuir para a democracia.
Para quem ainda não possui o título ou precisa regularizá-lo, o procedimento é gratuito e pode ser feito pela internet: acesse o Portal do TSE ou o site do TRE do seu estado, clique em Serviços > Autoatendimento Eleitoral, selecione Título Eleitoral > Tire seu título eleitoral e siga as instruções do sistema.
É necessário ter em mãos documentos digitalizados ou fotos de: documento oficial de identificação (frente e verso), comprovante de vínculo com o município, comprovante de pagamento de débito se houver, comprovante de quitação militar quando aplicável e uma selfie segurando o documento, sem bonés ou acessórios que dificultem o reconhecimento do rosto.
Após enviar a solicitação, guarde o número de protocolo e acompanhe o andamento pelo Autoatendimento Eleitoral. Caso seja necessário comparecer ao cartório, o sistema informará, e será preciso agendar a visita. Quando o pedido for aprovado, o título poderá ser acessado pelo aplicativo e-Título, com opção de salvar ou imprimir.
Regularizar o título de eleitor garante que você não perca etapas do Sisu e cumpre sua obrigação como cidadão.
Tags
ATENÇÃO
