A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) intensificou as orientações para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e do HIV no estado. A mobilização é coordenada pelo Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais.
A Sesap recomenda que os municípios ampliem ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, além de divulgar os serviços que ofertam a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP HIV) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP HIV). A pasta também orienta a facilitação do acesso da população aos preservativos.
A PrEP HIV é indicada para pessoas não infectadas, a partir de 15 anos e com peso mínimo de 35 quilos, que apresentam maior risco de exposição ao vírus. Já a PEP HIV é uma medida de urgência e deve ser iniciada entre duas e 72 horas após situações de possível exposição.
No Rio Grande do Norte, entre janeiro e setembro de 2025, foram registrados 890 casos de infecção pelo HIV e 309 casos de aids.
Segundo a Sesap, os dados ressaltam a necessidade de intensificar as estratégias de prevenção e ampliar o diagnóstico precoce durante o período carnavalesco.
Tags
Prevenção
