UFRN desenvolve tecnologia para unificar dados de saúde de trabalhadores do SUS

Tecnologia da UFRN entra em plano do Ministério da Saúde para monitorar trabalhadores do SUS


Uma tecnologia criada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pode mudar a forma como é feito o acompanhamento da saúde dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. A proposta foi apresentada ao Ministério da Saúde na última sexta-feira (23) e já passou a integrar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da pasta.

A inclusão no plano significa que o sistema entrou na fila de projetos prioritários do ministério e poderá ser implantado nacionalmente, dependendo da liberação de recursos. A ferramenta foi desenvolvida no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e tem como foco centralizar informações que hoje estão dispersas em diferentes sistemas e bases de dados.

A plataforma permitirá o acompanhamento contínuo da saúde e das condições de trabalho dos profissionais que atuam no SUS, abrangendo desde médicos e enfermeiros até trabalhadores administrativos e de serviços gerais. A ideia é reunir, em um único ambiente digital, dados como afastamentos, vacinação, licenças médicas e processos de readaptação funcional.

Atualmente, esse tipo de controle é realizado de forma descentralizada, sem integração nacional, o que dificulta a análise dos dados e a formulação de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. Com o novo sistema, o Ministério da Saúde poderá ter uma visão mais ampla e padronizada da realidade enfrentada pelos profissionais do SUS.

O projeto tem como base experiências anteriores desenvolvidas pela UFRN para órgãos estaduais do Rio Grande do Norte nas áreas de saúde e segurança do trabalhador. Além de professores e pesquisadores do IMD, a iniciativa envolve estudantes de cursos das áreas de tecnologia, ciência e engenharia.

A próxima etapa será a apresentação da proposta orçamentária. Caso seja aprovada, o sistema poderá avançar para a fase de desenvolvimento operacional e, posteriormente, ser disponibilizado para uso em todo o país.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال