Seis clubes do Campeonato Potiguar 2026 anunciaram que irão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte que retirou a punição de perda de pontos aplicada ao América e ao Potyguar Seridoense.
Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (20), ABC Futebol Clube, Associação Cultural e Desportiva Potiguar, QFC, Laguna, Globo Futebol Clube e Santa Cruz Futebol Clube informaram que adotarão medidas recursais na instância superior da Justiça Desportiva.
As agremiações afirmaram que respeitam a decisão do TJD-RN, mas discordam do entendimento adotado pela maioria dos auditores no julgamento realizado na quinta-feira (19). Segundo os clubes, o voto do relator reconheceu que o Regulamento Específico da Competição foi debatido e aprovado em Conselho Técnico, estabelecendo de forma objetiva as condições de disputa do Campeonato Potiguar 2026. Para eles, houve descumprimento das normas previamente acordadas.
O recurso será protocolado na próxima segunda-feira (23) junto ao STJD. Com isso, o Campeonato Potiguar segue paralisado, já que a medida deve impedir a retomada imediata da competição.
Ciente do impasse, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) ainda não divulgou a tabela das semifinais do estadual.
Entenda o caso:
O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) decidiu, nesta quinta-feira (20), por 7 votos a 1, retirar a punição de perda de pontos aplicada ao América e ao Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar 2026. A Corte desclassificou o enquadramento do artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê perda de pontos por escalação irregular, para o artigo 191, mantendo apenas as multas. Com isso, foram anuladas as perdas de 18 pontos do América e 15 do Potyguar, permanecendo as penalidades financeiras. A decisão ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).