América tenta no TJD-RN anular punição que pode levá-lo ao rebaixamento


Jogadores do América de Natal - Foto: Gabriel Leite/América de Natal


O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte julga nesta quinta-feira (19) às 19h, o caso envolvendo América Futebol Clube e Potyguar de Currais Novos.

Na 1ª Comissão Disciplinar, os dois clubes foram punidos com perda de pontos por escalação de atletas em situação irregular no Campeonato Potiguar. Agora, o Pleno decide se mantém ou modifica a decisão de primeira instância.

O julgamento ocorre em meio a forte repercussão nos bastidores do futebol potiguar. Integrantes do tribunal têm sido alvo de manifestações e cobranças de diferentes setores. A expectativa é de que os auditores conduzam a análise com base no regulamento e no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, preservando a isenção no veredito.

Na primeira instância, a Comissão Disciplinar enquadrou o caso no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição por escalação de atleta em situação irregular. Por maioria, os auditores aplicaram a perda de 18 pontos e multa de R$ 15 mil, com base também no artigo 119 do código.

A decisão do Pleno pode provocar mudanças diretas na tabela do Campeonato Potiguar, especialmente na disputa por classificação à próxima fase. Caso a punição seja mantida, o cenário atual permanece, consolidando a perda de pontos aplicada na primeira instância. Por outro lado, se houver reforma da decisão, a recontagem pode alterar posições e até redefinir confrontos no mata-mata.

Independentemente do resultado, ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), última instância da Justiça Desportiva no país. Uma eventual nova contestação pode prolongar a indefinição jurídica e manter o campeonato sob expectativa nos bastidores.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال