Homenagem a Lula na abertura do Carnaval do Rio gera reação da oposição

Desfile da Acadêmicos de Niterói homenageou o presidente Lula  - Alex Ferro / Riotour


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi homenageado neste domingo (15) no desfile da Acadêmicos de Niterói, que abriu o Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola apresentou a trajetória do presidente desde a infância em Garanhuns, a mudança para São Paulo, a atuação como líder sindical e a chegada à Presidência da República.

Lula acompanhou o desfile na Marquês de Sapucaí, no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), ministros e aliados.

Representações na avenida
A Comissão de Frente encenou momentos da carreira política do presidente, como a eleição ao Planalto e a transmissão da faixa presidencial a Dilma Rousseff (PT). Em seguida, uma alegoria mostrou o ex-presidente Michel Temer (MDB) tomando a faixa de Dilma.

Na sequência, a apresentação incluiu a prisão de Lula e a entrega simbólica da faixa a um personagem caracterizado como o palhaço Bozo, associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O desfile também retratou o retorno de Lula ao poder e a prisão do personagem, ao lado do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Carros alegóricos e alas destacaram programas sociais dos governos petistas. Lula foi representado em diferentes fases da vida, como criança, metalúrgico, em um robô mecanizado, e presidente.
Questionamentos jurídicos

A homenagem gerou questionamentos na oposição sobre possível propaganda eleitoral antecipada, já que Lula é apontado como pré-candidato à reeleição.

O Partido Novo acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo restrições à presença do presidente no desfile, à divulgação do samba-enredo nas redes sociais e à execução da obra durante a apresentação.

Repercussões
A oposição reagiu ao desfile.
O senador Sergio Moro (União-PR) disse que "hoje o brasileiro assistirá algo inédito na Sapucaí".

"O dinheiro do contribuinte utilizado por uma escola de samba, a Acadêmicos de Niterói, para fazer propaganda eleitoral antecipada para o Lula. Coisa de caudilho populista. Caminhamos para uma democracia de fachada. Nunca antes na história do país viu-se tanta roubalheira master e desrespeito à lei", prosseguiu o ex-juiz.

O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, disse que quando Lula registrar sua candidatura ajuizará uma ação requerendo a cassação de seu registro e a inelegibilidade por causa do desfile.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) disse que "para registrar um fato histórico: quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial, não opinião".

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou que "se esse desfile fosse em 2022: Bolsonaro estaria preso, busca e apreensão no PL, apreensão no barracão da escola, apreensão dos carros alegóricos e inelegibilidade vitalícia".

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), citou que "chega a ser constrangedor e inacreditável o que foi feito no Carnaval do Rio. Levarei esse crime para a Justiça".

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال