Poderoso narcotraficante do México morre em operação militar

Foto: QTF/X


O Exército do México anunciou no domingo (22) a morte de Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, durante uma operação militar no estado de Jalisco. Ele era líder do Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) e considerado o narcotraficante mexicano mais procurado pelos Estados Unidos, que ofereciam recompensa de US$ 15 milhões por sua captura.

Segundo as autoridades, Oseguera, de 59 anos, foi ferido em confronto com militares na cidade de Tapalpa e morreu durante o transporte aéreo para a Cidade do México. Ao todo, sete suspeitos morreram na ação, três militares ficaram feridos, dois integrantes do cartel foram presos e armas de alto poder destrutivo foram apreendidas, incluindo lançadores de foguetes.

A operação desencadeou uma onda de violência em diferentes regiões do país. A presidente Claudia Sheinbaum pediu calma à população. Pelo menos oito dos 32 estados mexicanos suspenderam as aulas presenciais, e o Judiciário informou que tribunais podem permanecer fechados, caso necessário.

O governo dos Estados Unidos confirmou que forneceu apoio de inteligência na operação. Após as prisões de Joaquín Guzmán e Ismael Zambada García, El Mencho era apontado como o principal nome do narcotráfico mexicano em atividade.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال