O preço do gás na Europa registrou forte alta, nesta quinta-feira (19), impulsionado pela escalada de tensões no Médio Oriente e ataques a infraestruturas energéticas estratégicas. O contrato futuro do TTF holandês, referência no continente, chegou a subir 35% nas primeiras horas do dia, sendo negociado próximo de 70 euros por megawatt hora.
A disparada ocorre após um ataque iraniano ao complexo de Ras Laffan, no Qatar, a maior instalação de produção de gás natural liquefeito (GNL) do mundo.
A estatal de energia do país informou que houve “danos consideráveis” na estrutura, o que acendeu alertas sobre o abastecimento global.
Apesar disso, o governo do Qatar afirmou que os incêndios foram controlados, sem registro de vítimas, e que as operações de segurança seguem em andamento.
A tensão aumentou ainda mais após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar retaliar o Irã com a possível destruição do campo de gás de South Pars, caso novos ataques sejam realizados.
Outros pontos estratégicos da região também foram atingidos. No Kuwait, um ataque com drones provocou incêndio em uma das maiores refinarias do país.
O impacto também foi sentido no mercado de petróleo. O barril do tipo Brent, referência internacional, subiu cerca de 5%, sendo cotado acima de 113 dólares, refletindo o temor de interrupções no fornecimento global de energia.
Tags
Aumento
