Alexandre Ramagem é preso pelo ICE nos Estados Unidos

Ex-deputado Alexandre Ramagem é preso pelo ICE, serviço de imigração dos EUA - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso, nesta segunda-feira (13), pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduana dos Estados Unidos, conhecido como ICE (sigla em inglês para United States Immigration and Customs Enforcement). 

Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele estava foragido, desde que deixou o Brasil, segundo a PF, de forma clandestina pela fronteira de Roraima com a Guiana. 

Ele foi detido por questões migratórias, e o governo brasileiro aguarda mais informações sobre como será o processo de retorno ao Brasil.

Segundo as investigações da Polícia Federal (PF), o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) deixou o Brasil de forma clandestina antes do término do julgamento, atravessando a fronteira de Roraima com a Guiana para evitar a prisão, seguindo depois para os Estados Unidos.

Em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça informou ao STF que o pedido de extradição foi formalmente encaminhado ao governo norte-americano. A Embaixada do Brasil em Washington enviou a documentação ao Departamento de Estado dos EUA em 30 de dezembro de 2025.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome de Ramagem na lista da Interpol, o que viabilizou a possibilidade de ele ser detido por autoridades estrangeiras.

Aliados do ex-deputado diziam que Ramagem pretendia solicitar asilo político nos Estados Unidos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال