Ex-presidente do BRB é preso pela PF em nova fase da Operação Compliance Zero

  Paulo Henrique Costa deve ser encaminhado ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília - Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília



O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (16), em Brasília, durante nova fase da Operação Compliance Zero. O advogado Daniel Monteiro, apontado como representante do banco Master em negociações com o BRB, também foi preso em São Paulo.

A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), com aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), e tramita sob sigilo. Paulo Henrique Costa deve ser encaminhado ao Complexo Penitenciário da Papuda, na capital federal.

De acordo com as investigações, os alvos são suspeitos de estruturar um esquema paralelo de compliance para burlar controles internos e normas do BRB. A apuração indica ainda que o pagamento de vantagens indevidas teria sido realizado por meio da compra e transferência de imóveis, com uso de empresas de fachada.

Os recursos teriam sido utilizados na aquisição de seis imóveis, quatro em São Paulo e dois em Brasília.

A defesa de Paulo Henrique Costa afirma que ele não cometeu irregularidades e classifica a prisão como desnecessária.

Esta é a quarta fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro para pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال