| Foto: Divulgação/PCRN |
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu três pessoas suspeitas de participação em um golpe do falso sequestro contra uma idosa de 80 anos e recuperou joias avaliadas em mais de R$ 500 mil. As prisões ocorreram na noite de quarta-feira (16), durante a Operação Cativeiro Virtual, nos bairros Potengi e Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal.
Foram presos dois homens, de 24 e 27 anos, e uma mulher, de 25 anos. Eles são investigados pelos crimes de extorsão mediante grave ameaça e, segundo a Polícia Civil, integravam um esquema responsável por receber, ocultar e encaminhar os bens obtidos com o golpe.
De acordo com as investigações, o crime começou na noite de terça-feira (15), quando a vítima recebeu uma chamada de vídeo de um homem que afirmava ter sequestrado sua filha, supostamente mantida em cativeiro na cidade de São Paulo. Durante mais de 12 horas, a idosa foi submetida a ameaças e pressão psicológica. Em determinado momento, uma mulher se passou pela filha da vítima, tornando a fraude ainda mais convincente.
Acreditando que a filha corria risco de morte, a idosa entregou uma mala com diversas joias a um homem que foi até sua residência em uma motocicleta para recolher os objetos.
Após desconfiar do golpe, a vítima procurou a Polícia Civil, que iniciou as investigações e identificou os suspeitos. Durante as diligências, os policiais descobriram que a mala já estava em uma agência dos Correios de Natal, pronta para ser enviada ao estado do Rio de Janeiro. O material foi recuperado antes do despacho e devolvido integralmente à proprietária.
Segundo a Polícia Civil, parte da organização criminosa atuava de forma remota, a partir de outros estados, sendo responsável por fazer as ligações, manter a vítima sob coação psicológica e coordenar a ação. Já os presos no Rio Grande do Norte teriam a função de receber, esconder e encaminhar os bens para os integrantes do grupo.
Os três suspeitos foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. As investigações continuam para identificar os demais envolvidos na organização criminosa.
Como funciona o golpe do falso sequestro
No golpe do falso sequestro, criminosos entram em contato com a vítima por telefone ou chamada de vídeo afirmando que um familiar foi sequestrado e exigem dinheiro ou bens para a suposta libertação. Para dar credibilidade à fraude, utilizam informações obtidas em redes sociais e, muitas vezes, contam com comparsas que se passam pelo familiar, simulando pedidos de socorro.
A principal orientação da Polícia Civil é manter a calma e tentar contato direto com o familiar citado antes de tomar qualquer decisão. Também é importante procurar outros parentes para confirmar a situação e jamais realizar pagamentos ou entregar bens sem verificar a veracidade da informação. Em casos de suspeita, a recomendação é interromper a ligação e acionar imediatamente a polícia.
Veja o vídeo: