![]() |
| Urna Eleitoral. Foto: Divulgação |
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte registrou 20 denúncias de assédio eleitoral durante as eleições de 2026. O número é bem menor que o visto nos pleitos anteriores. Em 2022 foram 73 denúncias no estado e em 2024, nas eleições municipais, foram 104.
Em todo o Brasil, o MPT contabilizou 1.320 denúncias até o momento. A queda também aparece no cenário nacional, já que em 2022 foram mais de 3.300 registros. Segundo o MPT-RN, o assédio acontece quando o patrão pressiona o funcionário a votar em um candidato, com ameaças ou promessas.
De acordo com o procurador-chefe Gleydson Gadelha, a redução se deve às campanhas de informação e às parcerias com órgãos como TSE, STF e TST. A preparação antecipada e o trabalho conjunto com sindicatos e sociedade civil ajudaram a inibir a prática e a orientar trabalhadores e empresas.
Para o segundo turno, marcado para domingo (25), o MPT-RN manterá plantão presencial em Natal e Mossoró para receber denúncias. O trabalhador pode denunciar de forma anônima e o órgão pode abrir investigação ou entrar com ação na Justiça.
