Outubro Rosa: Parnamirim reforça cuidado com a saúde das mulheres

Em Parnamirim, De janeiro a setembro, foram realizadas 1.700 mamografias.  Foto: Divulgação 




Parnamirim reforçou as ações do Outubro Rosa durante todo este mês de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde. A programação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como foco a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

As atividades acontecem onde a mulher já busca atendimento. As UBSs oferecem mamografia, exame preventivo, testes rápidos, consulta com mastologista e avaliação clínica das mamas. Também há salas de espera, palestras sobre autoestima e busca ativa feita pelos agentes de saúde.

A campanha acontece agora porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em mais de 90%. Por isso, a Prefeitura ampliou o horário de atendimento em algumas unidades e criou o Dia D de coleta de preventivos aos sábados, para quem não pode ir durante a semana.

O atendimento é gratuito pelo SUS. Para participar, basta ir à UBS mais próxima com documento com foto e cartão do SUS. A Secretaria orienta que mulheres de 25 a 64 anos façam o preventivo e de 50 a 69 anos façam a mamografia a cada dois anos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال