TRE-RN esclarece boato sobre urna em Natal com nome de praia da Bahia

Urna Eleitoral.  Foto: Divulgação 



O TRE-RN desmentiu um boato que circulou nas redes sociais durante a votação em Natal. Um eleitor filmou uma urna no Colégio Contemporâneo, no bairro Potilândia, e afirmou que o equipamento estaria configurado para uma seção da Bahia, por aparecer um nome de praia baiana na tela.

O Tribunal explicou que não há nenhuma irregularidade. O nome que aparece na urna faz parte do sistema operacional do equipamento, que todo ano recebe nomes de praias brasileiras. Em 2026, o sistema foi batizado com o nome de uma praia da Bahia.

A referência à praia, portanto, não significa que a urna pertença a outro estado. O aparelho estava devidamente preparado para a seção eleitoral de Natal e funcionou normalmente, sem risco de fraude ou desvio de votos.

O TRE-RN reforçou que boatos sobre urnas são comuns em período eleitoral e pediu que eleitores consultem apenas canais oficiais. 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال