23JAN/150
Redação,Via Certa




Manter a segurança do veículo é algo fundamental e que exige cuidado constante. A melhor maneira de garantir um bom funcionamento dos componentes é a revisão preventiva. O uso contínuo no dia a dia ou mesmo em vias e estradas mal conservadas podem acarretar em problemas mecânicos, provenientes de desgaste ou desalinhamento.

Existem alguns itens básicos e tradicionais que são avaliados na hora da revisão, como nível do óleo e do líquido do radiador, desgaste e calibragem de pneus, filtros de combustível, de ar e de óleo, e iluminação. Entretanto, é recomendado que se avalie todos os itens relacionados à segurança, no qual entra o sistema de freios e de suspensão, ambos fundamentais e muitas vezes deixado de lado.

Freios

O sistema de freios é uma das mais importantes e vitais partes de um veículo, e é projetado para que tenha o maior rendimento com o mínimo de manutenção. O seu uso contínuo e intenso pode resultar em um desgaste natural, arriscando o surgimento de problemas de segurança para os passageiros.

Esse sistema é composto por várias peças, como discos, pastilhas, servo freio, lonas, cilindros mestre e de rodas, sapata e pinça. Qualquer um destes componentes que apresentar desgaste ou ranhuras deve ser imediatamente trocado. Também é fundamental verificar se há algum vazamento e se o nível do fluído de freio está adequado, além de sempre optar por um fluído realmente adequado, para não afetar a eficiência da frenagem. Lembre-se, o freio é um dos maiores aliados para evitar acidentes no trânsito e na estrada, por isso, é fundamental que ele esteja em ótimas condições.

Suspensão

Ao passar para a suspensão, comece pelo alinhamento e balanceamento das rodas, partes que podem sinalizar problemas por meio de vibrações no volante. Irregularidades e buracos nas vias tendem a deslocar os pontos de fixação corretos do sistema. A fixação é realizada por parafusos ajustáveis, por isso é importante se fazer a regulagem com frequência. Essa manutenção se chama geometria da suspensão, e deixa novamente as quatro rodas centralizadas.

Além disso, um dos mais importantes componentes do sistema de suspensão é o amortecedor, que tem o papel de garantir a estabilidade do veículo. Seu desgaste pode causar aumento da distância de frenagem, sensação de oscilação no veículo, desgaste acelerado de pneus, vazamento de fluídos, aquaplanagem em solo alagado e tendência de que o veículo vá muito para fora na hora de fazer curvas.

É recomendado fazer a revisão preventiva a cada 7 mil quilômetros, ou de acordo com as orientações de cada fabricante. No caso de alguma viagem, realize a revisão mesmo que esteja longe do prazo, para garantir ida e volta tranquilas e seguras na estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas