Cuidado com os alagamentos: carro não é anfíbio - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Cuidado com os alagamentos: carro não é anfíbio

Redação,Via Certa

travessia de trecho alagado com carro

Todo verão é a mesma coisa. A estação mais chuvosa do ano costuma causar alagamentos em vários pontos da cidade. Nesse caso, vale a orientação: não tente atravessar trechos alagados com o automóvel. Carro não é barco, e a operação é sempre arriscada.

O melhor a fazer numa situação de risco é tentar manter a calma. Procure as regiões mais altas. Se a chuva estiver forte, evite passar pelas áreas com histórico de alagamentos frequentes.

Caso você esteja em uma área baixa, ou perto de rio, tente se afastar, e espere. A água costuma baixar tão rapidamente como sobe. Basta aguardar a chuva diminuir que os níveis de alagamento tendem a
reduzir.

Tentar a travessia “na sorte” nem sempre acaba bem. Se o alagamento não for muito profundo, a passagem pode ser feita, mas antes de tomar a decisão de passar observe atentamente a situação. Se a intenção é correr o risco, ao menos que seja um risco calculado.

A primeira coisa a fazer é tentar medir a altura da água com base nos carros estacionados. Ou de caminhões que eventualmente estejam passando. Ou mesmo de pessoas.

Atravessar trechos com enchentes envolve ainda outros riscos: a pressão da água pode retirar tampas de bueiros, e o carro pode cair neles.
Água acima da metade da roda já envolve risco

Em linhas gerais, com água acima da metade da roda é temerário tentar passar. Isso porque a água exerce muita resistência à passagem do veículo, exigindo muita aceleração.

Além disso, há o risco de a água atingir o duto de captação de ar do motor. Se isso acontecer, em vez de ar, o propulsor vai aspirar água, e pode sofrer sérios danos. A água no interior dos cilindros pode gerar o “calço hidráulico”. Ele ocorre quando o pistão tenta comprimir a água alojada dentro dos cilindros. A pressão é tanta que as bielas, que são os suportes do pistões, chegam a entortar.
Cuidado com os alagamentos: carro não é anfíbio Cuidado com os alagamentos: carro não é anfíbio Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on fevereiro 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Sora Templates