Subaru XV ganha pacote com recursos de assistência ao condutor - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Subaru XV ganha pacote com recursos de assistência ao condutor

Redação,Via Certa


Enquanto o mundo vive uma silenciosa contagem regressiva até a chegada dos carros autônomos, os recursos de assistência ao condutor são a tecnologia desejável mais acessível do momento. Uma das marcas que acaba de agregar alguns desses sistemas em seus veículos é a Subaru, com o novo XV.

A marca japonesa já oferece, na linha 2019 do crossover, o pacote Eye Sight. O novo opcional acrescenta R$ 7 mil à tabela da versão de topo, S, do Subaru XV. Com isso, o preço sobe para R$ 142.000.

O pacote Inclui frenagem de emergência pré-colisão, alerta de saída de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. E também alerta de arranque do veículo à frente e detecção de ponto cego. outro alerta, de trânsito cruzado na traseira, é útil em manobras de estacionamento.

Embora esteja estreando agora no Brasil, o sistema está longe de ser novidade na Subaru. Já estava disponível nos carros vendidos no Japão desde 2008. Depois, chegou ao mercado norte-americano em 2010 e ao europeu em 2013.

A demora em estender a tecnologia ao País teve razões econômicas. Como o sistema encarece os carros, foi preciso avaliar se o brasileiro estaria disposto a pagar por isso, de acordo com informações da Subaru.

Daí a decisão de, nesse primeiro momento, oferecê-lo apenas como opcional para a versão de topo do Subaru XV. Se o mercado reagir positivamente, o item pode passar a vir de série no crossover.

Nesse caso, a versão S sem o pacote deixará de ser oferecida. Além disso, a Subaru estuda estender os mesmos recursos aos modelos Outback e Forester.


Como funcionam os recursos no Subaru XV

O sistema Eye Sight utiliza câmeras e sensores para monitorar o entorno do veículo e as condições da estrada. Ele reconhece pedestres, animais e objetos. Com isso, pode alertar o motorista sobre situações em que há risco de acidentes.

São recursos já oferecidos por várias outras montadoras. Mas a Subaru diz ser a única marca a usar duas câmeras frontais para processar imagens em 3D.

Elas funcionam como um par de olhos humanos, com campos de visão complementares. Na prática, é como se o motorista tivesse um copiloto muito atento, capaz de se antecipar aos riscos, alertá-lo e permitir que tome decisões rápidas.

O sistema de frenagem de emergência pré-colisão atua quando o veículo se aproxima de um objeto à frente sem que o motorista pareça estar no controle. Diante da iminência de uma colisão, ele aplica os freios automaticamente, evitando o choque.

Durante a avaliação, a atuação do sistema pareceu ser mais brusca em baixas velocidades. Com o carro rodando a 60 km/h, o recurso vai modulando a velocidade, aplicando os freios de forma paulatina. Já aos 30 km/h, ele brecou o Subaru XV de uma só vez.

O alerta de saída de faixa atua quando o veículo parece estar saindo involuntariamente da faixa de rolamento, que pode acontecer por distração ou fadiga do motorista. No Subaru XV, o sistema apenas emite um alerta sonoro ao condutor e acende uma luz no painel.

Em modelos como o Chevrolet Cruze, por exemplo, o assistente provoca vibração no volante e chega a corrigir a trajetória, recolocando o veículo na faixa. Mais eficiente para alguns, invasivo para outros.


Controle de cruzeiro adaptativo é fácil de operar

O controle de velocidade de cruzeiro adaptativo pode ser configurado pelo motorista. É possível manter velocidade constante (ajustável) e uma distância (também ajustável) do carro à frente.

Com isso, a velocidade é modulada de forma automática para que o veículo acompanhe o fluxo. Nesse caso, dispensa a interferência direta do motorista.

No Subaru XV, o destaque é a interface descomplicada. Isso torna a operação mais intuitiva que a de um Volvo XC60, por exemplo.

Os recursos de detecção de ponto cego e alerta de trânsito cruzado na traseira monitoram o entorno lateral e traseira. O primeiro avisa sobre outros veículos se aproximando pelas faixas laterais, fora do campo de visão do motorista, evitando o risco de uma fechada ou colisão.

O segundo é útil quando o carro está em marcha a ré. Pode evitar acidentes caso uma criança ou animal entre na trajetória do veículo, por exemplo.

Menos trivial, o alerta de arranque do veículo à frente é especialmente útil diante de motoristas cada vez mais distraídos com centrais multimídia e celulares. Se o carro que estava parado à frente começa a se mover e o condutor não esboçar reação em até 3 segundos, será alertado por um aviso sonoro.

Com Informações Jornal Carro. 
Subaru XV ganha pacote com recursos de assistência ao condutor Subaru XV ganha pacote com recursos de assistência ao condutor Reviewed by VIA CERTA NATAL TRÂNSITO on fevereiro 27, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Sora Templates