Redação - Via Certa Natal


O projeto Planta Natal ganhou uma parceria de peso e vai receber mudas de espécies nativas e frutíferas produzidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. O Planta Natal é um projeto do municípioque vai plantar 20 mil espécies vegetais nativas em todas as regiões da cidade até 2020. O objetivo da ação é incrementar, de forma ordenada e adequada, a massa arbórea da cidade, promovendo o aumento da diversidade vegetal implantada nos espaços públicos, garantindo para a população melhor qualidade de vida.

A produção é feita pelo Setor de Mudas da Ufersa Mossoró e a destinação se deu mediante celebração de um Termo de Doação firmando entre o Centro de Ciências Agrárias da Universidade e a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). 

De acordo o Termo de Celebração, a Ufersa disponibiliza um quantitativo de 2.330 mudas e, em contrapartida, a Prefeitura do Natal doa à Universidade materiais e equipamentos que são utilizados na produção das espécies arbóreas. São sacos plásticos, defensivos, tesouras de poda, carros de mão, enxadas, arames, entre outros.

“Essa parceria contribui bastante para a arborização de Natal que tem como meta o plantio de 20 mil mudas até 2020”, afirmou o engenheiro florestal, Sílvio Rodrigues Lessa Andrade, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal. As mudas doadas à Prefeitura do Natal são de craibeira, ipê roxo e rosa, goiabeira, mangueira e acerola.

Já para a Ufersa, o termo resultou em muitos benefícios possibilitando a reforma dos viveiros e a renovação dos equipamentos, conta o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes, chefe do Setor de Mudas. “Atualmente, temos a capacidade de produzir até dez mil mudas/ano”, explica.

PLANTA NATAL

Desde o mês de junho, quando foi lançado, até agora a cidade já conta com mais de 1.600 novas mudas plantadas. Já aconteceram ações de plantio em escolas, praças, canteiros, unidades de saúde e outros equipamentos públicos.

Para que a população acompanhe o andamento do projeto, o poder executivo municipal criou um hotsite do projeto. No endereço http://plantanatal.com.br/, estão disponíveis informações exclusivas como: o balanço de atividades, os locais onde aconteceram os plantios, a quantidade de mudas plantadas, notícias relacionadas ao projeto, dicas de plantio e dados sobre as espécies nativas plantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas