Saiba tudo sobre estacionamento rotativo - Via Certa Natal Trânsito

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Saiba tudo sobre estacionamento rotativo


Várias cidades estão criando áreas de estacionamento rotativo em suas ruas. Essas áreas de estacionamento tem várias funções diferentes, mas principalmente contribuem para que as ruas de uma cidade não fiquem com as vagas 100% utilizadas o tempo todo. Entender o estacionamento rotativo vai te ajudar a entender também melhor o trânsito brasileiro, principalmente em grandes cidades.
Como funciona estacionamento rotativo?

Uma área de estacionamento rotativo é uma área onde todos os estacionamentos na rua são controlados. Só é permitido estacionar em baias de estacionamento designadas. Nessas áreas designadas, dentro de um horário específico (geralmente de 8 h às 18 h) e em dias específicos (segunda a sexta, normalmente), é cobrado um valor pelo estacionamento. Além desse valor cobrado, é limitado também o número de horas que um veículo pode ficar estacionado no local, dependendo da área onde é o estacionamento. Quanto mais movimento no trânsito na área, menos tempo máximo é permitido a um veículo ficar estacionado ali.

Fiscais e veículos com câmeras e outras tecnologias ficam responsáveis por monitorar os estacionamentos rotativos. Alguns estacionamentos rotativos tem funcionamento diferenciado, como funcionamento à noite e/ou aos finais de semana. Essa prática é comum em vias onde há bares, boates e restaurantes.

Estacionamentos rotativos nas ruas são também chamados de área azul.
Como funciona a zona azul: pagamentos


Ao estacionar em um estacionamento rotativo de rua, eles geralmente são separados por zonas. Você pode usar o aplicativo do estacionamento rotativo da cidade onde está estacionando ou usar um local para pagamento automático, o parquímetro, geralmente bem próximo de onde você estacionou.

Ao usar um aplicativo ou o ponto de pagamento, você pode comprar créditos e usar um cartão para pagar o estacionamento. É possível pagar e renovar o tempo de estacionamento com facilidade. Você precisa saber em qual zona específica está estacionado, o número da sua placa e o tipo de veículo. Pague então o valor correspondente à área em que você está estacionado. Caso você não tenha o aplicativo, pode ser necessário votlar ao local de atendimento para renovar os créditos.


Como funciona o parquímetro: multas e penalidades
Se um veículo estiver estacionado sem uma permissão, sem pagar a área azul, ou tenha excedido o tempo máximo, ele poderá ser multado e ter um veículo rebocado. Em algumas cidades, um adesivo é colado no chão próximo de onde o veículo estava, colocando informações de contato para reaver o veículo e informações sobre o que aconteceu com o veículo. Caso não haja qualquer comunicado, você pode procurar um fiscal próximo ao local ou entrar em contato com a polícia militar.


E o aplicativo de estacionamento rotativo?

Não existe apenas um aplicativo de estacionamento rotativo ou área azul. Cada cidade pode ter um aplicativo diferente, de acordo com a empresa responsável pela gestão daquele estacionamento. Geralmente o fiscal da área pode te indicar o aplicativo para baixar e facilitar o pagamento da área azul. Se não houver um fiscal próximo, adesivos e instruções em placas ou no parquímetro podem falar qual o aplicativo certo para baixar e pagar o estacionamento. Idosos podem ter de fazer um cartão especial para ter direito ao estacionamento livre.
Saiba tudo sobre estacionamento rotativo Saiba tudo sobre estacionamento rotativo Reviewed by VIA CERTA NATAL TRÂNSITO on novembro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Sora Templates