A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançou nota 5, conceito máximo, na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed 2025), divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação.
Os cursos de Medicina em Natal e na Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó (EMCM) foram avaliados pelo exame, que analisou 351 cursos de Medicina em todo o país e é a principal ferramenta para medir a qualidade da formação médica no Brasil. No Rio Grande do Norte, a UFRN foi a única instituição a alcançar a nota máxima.
Para o diretor da EMCM, George Dantas, o resultado é fruto do esforço coletivo de estudantes, docentes e toda a estrutura administrativa da universidade. “Este desempenho reflete o empenho e a dedicação de cada estudante à própria formação e o compromisso ético com a excelência”, afirmou.
Criado em abril de 2025, o Enamed é a adaptação do Enade voltada a estudantes concluintes de Medicina. Além de avaliar a qualidade do ensino, o exame é obrigatório e seu resultado pode ser usado para ingresso em programas de residência médica, organizados pelo MEC e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
O resultado da UFRN confirma a instituição como referência na formação médica do Nordeste e evidencia a eficácia do projeto pedagógico desenvolvido ao longo dos anos.
Tags
Nota
