É preciso saber que, em algumas situações, o comportamento dos passageiros pode afetar diretamente a segurança, principalmente no caso de motocicletas. |
É preciso saber que, em algumas situações, o comportamento dos passageiros pode afetar diretamente a segurança. Nesses casos, os passageiros tornam-se uma condição adversa: barulho, desordem ou briga entre os ocupantes. Idosos, passageiros machucados ou que passam mal durante a viagem. Crianças pequenas desacompanhadas. Excesso de passageiros. Passageiros com estado psicológico alterado (irritados, nervosos, inseguros, alcoolizados, drogados, etc).
Os procedimentos nesses casos são os seguintes: não permitir que as pessoas desviem a sua atenção. Crianças menores de 10 anos devem permanecer no banco de trás, com cinto de segurança e bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação devidamente ajustados. Respeitar o limite de passageiros de cada veículo.
Motos
Pilotar carregando um passageiro exige muito mais responsabilidade, habilidade e experiência. O transporte de crianças menores de 7 anos em motos é proibido por lei.
Para levar o passageiro, a motocicleta deve estar equipada com assento apropriado, com espaço suficiente para o passageiro, sem que o piloto tenha que se deslocar para frente, pedaleiras para que o passageiro apoie os pés firmemente, equipamentos de proteção para o passageiro, iguais aos do piloto. Além de pressão extra nos pneus e nova regulagem do farol e dos espelhos.
O passageiro, mesmo que saiba pilotar uma moto, deverá receber as seguintes instruções: o piloto deve ser o primeiro a subir na moto e ligá-la. Em seguida subirá o passageiro, que só deverá colocar os pés nas pedaleiras depois que estiver sentado. O passageiro não deve tirar os pés das pedaleiras nas paradas. Sentar próximo ao piloto segurando em sua cintura ou quadril. Manter as pernas e a roupa longe do escapamento, da corrente e de outras partes móveis. Acompanhar os movimentos e a inclinação do corpo do piloto nas curvas. Evitar movimentos desnecessários. Segurar mais firmemente nas arrancadas e freadas ou quando trafegar sobre pisos irregulares. O piloto deve alertar o passageiro antes de fazer manobra súbita, quando for passar sobre lombadas, etc.
O comportamento da motocicleta muda devido ao aumento de peso. O piloto precisa alterar as técnicas de pilotagem considerando que, a motocicleta terá acelerações mais lentas e será necessário mais espaço para se intercalar no fluxo do trânsito. Outra dica, frenagens e paradas deverão ser feitas com maior antecedência, pois o espaço percorrido até a moto parar completamente será maior. Todas as curvas serão mais difíceis de fazer. Deverá ser aumentada a distância de segurança para o veículo à frente.
Você pode fazer um trânsito melhor. Use estas dicas e torne a sua vida e a dos demais usuários do trânsito mais segura.
Tags
NOTÍCIAS