O que você pensa quando se fala em caixa preta? Talvez a palavra remeta ao aparelho usado para solucionar desastres aéreos, mas agora esse artigo não é exclusivo aos aviões.
O famoso recurso usado para solucionar acidentes aéreos questionáveis, atualmente também está acessível às quatro rodas: é o Carpa, da Hikor. Na teoria, a semelhança em sua função predomina. "A caixa preta automotiva é um dispositivo desenvolvido para dar mais segurança, tanto pessoal como profissional", afirma o gerente do e-commerce da Eletrônica Santana, Flávio Inácio. Assim como nos aviões, o Carpa tem como objetivo registrar velocidade, hora, local, percurso e nível de impacto.
Dessa forma, auxilia nos casos de batidas, acidentes de trânsito ou até mesmo em situações de roubos e furtos. Ao contrário das instaladas nas aeronaves, a cor da caixa preta dos automóveis realmente faz jus ao seu nome.
Outra diferença está nela ultrapassar a opção de áudio e poder filmar em alta resolução tudo o que acontece dentro do carro. "O aparelho grava imagens frontais e internas do veículo, além de todo trajeto percorrido através do seu módulo interno de GPS. Os vídeos são gravados em um cartão SD. Caso o veículo venha a colidir, as imagens ficarão gravadas", explica Flávio.
Dentre as suas especificações, o pacote ainda inclui sensor de desligamento inteligente, para não comprometer a bateria do carro; filmagem noturna via lâmpadas infravermelhas; função de senha pessoal para acesso às informações registradas e botão de urgência para gravações. Sob controle Não é preciso de autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), carro importado, muito menos um técnico para a fixação do aparelho. "A instalação é bem simples, bastando fixar o aparelho no para-brisas do veículo e plugar o cabo de energia na tomada de 12V.
O próprio cliente pode fazer com facilidade", garante. Para ter acesso às informações, também é simples, precisando apenas conectar o produto ao computador com o software que acompanha a caixa. Domínio da situação Não há restrições na compra do produto, porém ele é destinado às transportadoras, locadoras de veículos, seguradoras, empresas de segurança privada, frotistas, como também aos transportes públicos e taxistas.
Com esse aparelho, os motoristas seriam acompanhados de perto e vigiados pelos patrões, para saber se eles estão seguindo as recomendações de seus empregadores. Das mais de mil unidades vendidas na Eletrônica Santana, a maioria foi adquirida por empresas que trabalham com logística. Isso, segundo o gerente Flávio, é sinônimo da segurança que é transmitida como ponto positivo do produto.
O seu preço no mercado é, em média, R$ 1.299,90. Ele não precisa de manutenção e tem um ano de garantia, apesar de não ter durabilidade determinada. O Carpa, que foi lançado este ano, pode ser encontrado tanto na loja física como no seu site.
Assim, todo o Brasil pode ter acesso, sem precisar fazer serviço adicional ou qualquer assinatura. Dados técnicos Consumo: 1,5 W Fonte de energia: DC 12V - 24 V Câmera: Duas câmeras / 1.3 megapixel sensor digital CMOS (resolução: 640 x 480/24 fps) Tamanho do produto: 13 x 11 x 2,5 cm Peso: 93g Gravação de voz: microfone interno Armazenamento: cartão de memória SD Idioma: Português .
Diário do Nordeste
Tags
NOTÍCIAS