Será mesmo necessário colocar placas indicando a existência de radar?

O assunto é explosivo, sei que vou arrumar encrenca e talvez alguns desafetos, mas, como não tenho medo de cara feia, vamos ao debate.

Existe a Resolução nº 214, do Contran, que obriga que todo equipamento de controle de velocidade seja antecedido de placas de sinalização vertical, colocadas em intervalo de distância , onde conste o aviso de que há controle de velocidade e, junto ao equipamento, deve existir placa R-19, informando qual é o limite de velocidade regulamentado naquele ponto. A explicação oficial diz que a sinalização dos equipamentos de fiscalização de velocidade ajuda a educar os condutores. Será que isso é verdade? Será que é isso mesmo?

Efeitos negativos
O efeito maléfico da exigência de colocação de placas indicando onde está o radar cria na mente da maioria dos condutores a dedução que então só se está obrigado a obedecer ao limite de velocidade nos pontos onde existe o radar, podendo depois voltar a acelerar à vontade, sem medo de ser pego pela fiscalização, pois todos os aparelhos de radar devem estar sinalizados. O dano é ainda maior, pois assim toda a sinalização fica sem efeito prático e, pior ainda, desacredita todo o trabalho da fiscalização e desconstrói a crença de que se deve obedecer à sinalização porque ela resulta de estudos que demonstram a necessidade de disciplinar o uso consciente das vias públicas. Há ainda alguns hipócritas, que, com a desculpa de ajudar aos condutores, avisam diariamente pela imprensa onde estarão operando os radares móveis, deseducando ainda mais e estimulando a farsa, o cinismo e as infrações.

Lógica
Seguindo essa linha de raciocínio de que devemos identificar e mostrar onde estão os aparelhos que medem a velocidade, não seria fora de propósito se as rondas policiais tivessem o itinerário e o horário anunciadas no programa De Olho nas Cidades, facilitando assim bastante a vida dos ladrões; sim, porque o efeito seria esse mesmo. Você já viu por acaso alguma placa colocada na entrada da cidade, dizendo aqui é proibido roubar, ou andar nu? Pois é, para o óbvio não é preciso colocar placa, não é mesmo? Sim, mas placa informando onde está o radar pode... Daqui a pouco, vamos colocar também uma placa sobre o semáforo, avisando que aquilo é um semáforo.

Finalidade
A finalidade da sinalização é manter o usuário da via constantemente informado das condições, dos perigos, dos obstáculos existentes e deve ser adequada, bem visível e bem conservada. Sou frontalmente contrário a esta medida que obriga que os equipamentos sejam precedidos de placas informando a sua localização, pois, na sua essência, representa um estímulo, um incentivo aos infratores, deseducando-os, de forma inversa ao que se pretende com a sinalização, que nos induz ao processo de obedecer, de nos reeducar. Para que não digam que não aceito a democracia, aguardo opiniões contrárias.

Sérgio Bona de Portão

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال