O uso de drogas nas estradas vêm se tornando algo comum entre caminhoneiros de todo o país. O consumo de anfetamina no Brasil é alarmante, o Governo Brasileiro vem sendo alertado pela Organização das Nações Unidas quanto ao consumo excessivo, que cresce devido à procura dos caminhoneiros, que se sentem estimulados para dirigir por mais tempo com o uso da substância.
Cargas perecíveis em transporte inadequa-do, valor baixo do frete, carga horária cada vez maior e pouco tempo para descanso são alguns fatores apontados como as principais causas que levam os caminhoneiros a utilizarem drogas.
O próprio transportador, muitas vezes disponibiliza a droga ao motorista, incentivando-o a fazer seu uso, visando mais lucratividade e maior rendimento no trabalho, sem saber que estará aumentando os riscos no volante, já que o motorista estará sujeito a acidentes, colocando em risco a carga transportada e sua própria vida.
Drogas como cocaína, álcool e anfetamina são as mais comuns nas estradas e são vendidas à luz do dia, muitas vezes até por funcionários de postos de gasolina e restaurantes,que disponibilizam o produto com muita facilidade. Com isso, os motoristas não têm dificuldades em encontrar o produto, e o custo é acessível ao seu bolso, já que prefere gastar um pouco do dinheiro em drogas, para lucrarem cima de mais fretes que ele fará em função de estar sob o efeito de drogas estimulantes.
Mas essa visão dos motoristas é um grande engano, pois, inicialmente essas drogas têm um efeito estimulante e, após sua declinação no sangue, levam a intensa fadiga, que pode levar a um apagão, e o motorista pode acabar dormindo na direção do veículo. As drogas utilizadas pelos caminhoneiros são as drogas estimulantes, são substâncias que aceleram a atividade do sistema nervoso central(Cérebro), que passa a funcionar mais rapidamente. Assim, o motorista sob seu efeito corre mais, come e bebe menos, fazendo com que um percurso longo seja percorrido em um pequeno intervalo de tempo.
Muitos motoristas que utilizam a droga não sabem de sua origem, é importante ressaltar que é um estimulante sintético, ou seja, fabricado em laboratório, porém,algumas vezes é fabricado em fundo de quintal,o que aumenta os riscos para os motoristas, que são vítimas de acidentes ocasionados por falta de atenção e descontrole no volante, causados pelo uso dessas substâncias.É importante ressaltar as conseqüências que o uso dessas substâncias podem trazer ao motorista, que é afetado tanto no estado físico, quanto no estado emocional, deixando-o muitas vezes com um comportamento mais agressivo.
Além disso, surgem diversos problemas de saúde e muitos acabam se agravando, o que pode levar a morte. Uma outra conseqüência do uso de drogas é a dependência psicológica que o motorista passa a ter, quanto mais ele usa, mais ele quer, muitas vezes até sobrepondo uma dose a outra o que agrava ainda mais seus efeitos.