Novas placas para as motos: até abril, é opção. Depois, obrigação

 Quem comprar motos 0km ou trocar de cidade pode pedir para que seja instalada no veículo a nova placa, que se tornará obrigatória em menos de 60 dias

A partir de 1º de abril, as motocicletas terão de rodar com um padrão diferente de placas. O novo modelo, maior (inclusive nos números) e mais reflexivo, atende às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e deveria ter se tornado obrigatório em 1º de janeiro, mas a pedido de Detrans de todo o país, foi prorrogado em mais 120 dias. Mas, quem quiser, já pode comprar a moto com o modelo novo de placa. Detalhe: a medida valerá apenas para veículos zero quilômetro - ou, então, para aqueles que precisam trocar a placa devido à mudança de cidade. Basta, na hora da compra, solicitar que o despachante (ou a concessionária vendedora) faça a solicitação ao Detran. Do contrário, até abril, o órgão emitirá, como padrão, autorização para colocação das placas menores. - Atualmente, os dois modelos estão valendo. Essa é a orientação para nossos fiscais, assim como a dos batalhões rodoviários. 

Preço segue o mesmo 

As placas tradicionais têm 13,6cm de altura por 18,7cm de comprimento. Com a mudança da lei, passam a ter 17x20cm. Os algarismos passaram de 4,2cm para 5,3cm. Parece pouco, mas a diferença é grande. - Acho a medida é boa, torna a placa mais visível. De qualquer forma, até 1º de abril é facultativo ao proprietário, que pode escolher entre os modelos. Além de motos, triciclos também precisam se adequar às novas medidas. 

O Detran não anunciou mudança de preço dos dois modelos, que custam, em média, R$ 50. Os carros também tiveram mudança na placa, mas apenas no material, que passou a ser mais reflexivo. O anúncio foi feito em 23 de março de 2011. 

Pouca procura 

Ofereci a placa nova para clientes, mas ninguém quis. Alegam que ela é feia. Até abril, acho difícil alguém colocá-la. A frase é de um gerente de concessionária da Capital, que pediu para não ser identificado. Em outras três revendas procuradas, o discurso foi o mesmo. Nenhuma optou, nos veículos que vendeu, por entregá-la com novo emplacamento. 

Prejuízo no futuro 

Adotar o modelo antigo pode, no futuro, pesar no bolso. Caso o dono da moto troque de cidade, terá de pagar a confecção de nova placa (cerca de R$ 50). Se já tiver com o modelo novo, não terá custo, apenas a troca da tarjeta identificadora. 

Como fica 

Inscrição "aprovado Denatran", em branco, em todos os ângulos, incorporada na construção da película Partículas refletivas (cinza escuro e cinza claro) - Tipografia utilizando a fonte Mandatory nas letras e números da placa e nas letras da tarjeta - Bordas em alto relevo, com cantos arredondados. Garante maior resistência à placa e maior segurança contra cortes acidentais. Dimensões: 200mm (largura) x 170mm (altura) Letras e números: 5,3 cm (altura) Obs.: as medidas atendem às normas as resoluções 231 e 241 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال