Projeto cria três categorias para habilitação de motociclistas

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3240/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que cria três subcategorias para a habilitação de motociclistas - as subcategorias A1, para motos de até 150cc; A2, para motos de até 400cc; e A3, para todas as motos, sem restrição de cilindrada. Atualmente existe apenas a categoria A.

O autor ressalta que o objetivo de sua proposta é aperfeiçoar o processo de habilitação de motociclistas e, consequentemente, reduzir os acidentes de trânsito, envolvendo motociletas e similares.

“É inadmissível que um jovem de 18 anos, com apenas 20 horas-aula de prática de direção realizadas fora das vias de tráfego normal, possa conduzir uma motocicleta com motor de mil cilindradas”, argumenta o deputado.

O autor cita dados do Ministério da Saúde para mostrar que os gastos com o atendimento de acidentados de motos e similares dobraram entre 2007 e 2010, alcançando R$ 180 milhões com 150 mil internações. A conta da Previdência com gastos de auxílio nesses casos chegou a R$ 8 bilhões, segundo ele.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara

3 Comentários

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

  1. Quantos jovens com 18 anos se envolveram em acidente com motos de 1000 cilidradas? Não conheço e nem nunca ouvi falar de nenhum. Cada uma que aparece..

    ResponderExcluir
  2. Um Novo geito de Ganhar Impostos...

    Banda de corrupto

    ResponderExcluir
  3. É verdade. O autor não se informou. A esmagadora maioria de acidentes de moto ocorre com motos pequenas, de baixa cilindrada. São os motoboys, ou jovens afoitos, em uma 150cc ou, no máximo, 300cc. Eu, pessoalmente, nunca vi um acidente com moto de mais de 400cc! Até porque as grandes não permitem as ousadias que as pequenas fazem.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال