Os consumidores que possuem veículos usados e desejam trocá-los por novos devem começar a ter dificuldades para repassar os automóveis para as concessionárias.
De acordo com o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, atualmente, existem mais de 1,5 milhão de automóveis e comerciais leves parados nas concessionárias de todo País.
O levantamento realizado pelo economista entre os dias 30 de abril e 4 de maio, revela que este é o maior estoque enfrentado pelo setor. “Somente nas concessionárias, o volume ultrapassa 1 milhão de unidades, considerando 150 veículos por concessionária. As grandes concessionárias possuem, em média, 800 unidades em estoque, as de porte médio cerca de 350 veículos e as pequenas por volta de 100”, completa.
Usados em crise
Segundo Fontes, as concessionárias não conseguem mais receber veículos usados na troca por novos, pois além de estarem com o capital de giro comprometido na manutenção de seus estoques atuais, elas também não conseguem avaliar o preço de mercado dos veículos que são oferecidos na troca por um zero quilômetro, temendo prejuízos futuros.
Segundo Fontes, as concessionárias não conseguem mais receber veículos usados na troca por novos, pois além de estarem com o capital de giro comprometido na manutenção de seus estoques atuais, elas também não conseguem avaliar o preço de mercado dos veículos que são oferecidos na troca por um zero quilômetro, temendo prejuízos futuros.
De acordo com o economista, até mesmo as lojas independentes têm sofrido com o grande volume de carros usados no estoque. “As lojas independentes por sua vez não chegam a pagar 50% do valor de um veículo usado, pois também não querem correr o risco de aumentar seu estoque, ficando com mais veículos encalhados”, explica.
Reflexo nos financiamentos
O especialista ainda revela que está mais difícil para o consumidor conseguir a aprovação para comprar um veículo usado. “Além da garantia ser menor do que a de um carro zero quilômetro, ainda existem as restrições de crédito impostas pelos bancos, o que tem comprometido as vendas para os consumidores da classe C, principais compradores deste segmento”, explica.
O especialista ainda revela que está mais difícil para o consumidor conseguir a aprovação para comprar um veículo usado. “Além da garantia ser menor do que a de um carro zero quilômetro, ainda existem as restrições de crédito impostas pelos bancos, o que tem comprometido as vendas para os consumidores da classe C, principais compradores deste segmento”, explica.
Outro problema apontado por Fontes foi a redução das operações em bancos financiadores de veículos, o que também reflete sobre a venda de usados. Além da queda nas vendas por meio de leilão.
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