Falta informação ambiental sobre os veículos

Pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que empresas não destacam algumas informações importantes sobre carros que vendem. O levantamento constatou que nenhuma das 14 montadoras avaliadas mostra para os consumidores a eficiência energética e as emissões de gases de veículos comercializados no País. O estudo chama atenção para os poucos dados que as montadoras oferecem ao colocar os carros à venda. O investimento, no entanto, é direcionado à publicidade de luxo e conforto. Muitas vezes, o consumidor fica desavisado sobre o impacto ambiental ou gastos econômicos do veículo.
Para a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn, a decisão de compra do consumidor é comprometida pela falta de informação, que estimula problemas ambientais. Consideramos inadmissível ficarmos, consumidores e governo, reféns da vontade das montadoras, ressalta. As informações que faltam contribuiriam para que o consumidor gastasse menos ao abastecer o carro. A eficiência energética (ou seja, quantos quilômetros é possível rodar com um litro de combustível) é um dos pontos não divulgados pelas montadoras nos automóveis analisados pelo Idec. Sabendo disso, seria possível gastar menos ao encher o tanque. De lupa
PESQUISA Mesmo com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI), automóveis não vêm com as informações que importam para o bolso do consumidor. BOLSO O consumidor acaba sendo lesado por não saber, por exemplo, da eficiência energética do carro que comprou. Ele vai pagar mais e vai dirigir menos, pela falta de informação.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال