Risco de acidentes quando motorista fala ao celular é quatro vezes maior

Pesquisas mostram que o uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidentes, no entanto, ainda não existe uma estimativa com relação específica aos fones de ouvido. Mesmo assim, estudos comprovam que bloquear a audição do som ambiente com outros sons altera toda a noção de tempo e espaço do indivíduo.

  Mesmo sendo proibido, muitos motoristas insistem em dirigir usando fones de ouvido. Isso sem falar no bom e velho celular, onde também se pode conectar o dispositivo - que tem função de amplificar o som e deixar as mãos livres. Está cientificamente comprovado que o risco dos acidentes promovidos por condutores que conduzem veículos falando ao celular é quadruplicado, mesmo com o fone auricular. De acordo com especialistas, o uso dos fones vem se tornando uma verdadeira desculpa para os motoristas, uma vez que muitos deles se valem do argumento de que estavam com as duas mãos no volante. Entretanto, utilizar fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular é proibido, de acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa de cerca de R$ 85,13. 

Pesquisas mostram que o uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidentes, no entanto, ainda não existe uma estimativa com relação específica aos fones de ouvido. Mesmo assim, estudos comprovam que bloquear a audição do som ambiente com outros sons altera toda a noção de tempo e espaço do indivíduo. Falar ao celular enquanto dirige, mesmo com fone de ouvido, é arriscado. Se você fala segurando o celular é ainda mais grave, por uma razão muito simples: você está com uma das mãos ocupadas e, de certa forma, você engessa o pescoço. 

Já no caso do fone, você fica com as mãos livres, mas isso é só uma vantagem, não quer dizer que você elimina o problema, afinal, você fica com a atenção presa em outro ambiente. Quando o condutor faz uso do celular, ele se envolve com a conversa e perde a atenção. A utilização dos fones também pode ser tão perigosa quanto estar dirigindo sob a influência de álcool. A questão não é usar uma ou as duas mãos, mas sim à atenção. Hoje o telefone faz tão parte da vida das pessoas que elas não podem perder um minuto, mesmo que isso traga consequências graves para o resto da vida.

 Escutar música com fones de ouvido também reduz as fontes cerebrais que captam os estímulos externos, reduzindo a atenção visual a tal ponto que as pessoas ficam cegas ao que se passa no entorno. Pedestres Ipod, MP3, MP4, MP5 player. Esses aparelhinhos eletrônicos caíram no gosto popular e já são vilões no trânsito. Ou então você é daqueles que usa fones de ouvido que estão na moda grandões e coloridos para escutar música enquanto caminha pelas ruas da cidade? Ou simplesmente não abre mão do velho e bom headphone intra-auricular (aqueles pequenos com fio acoplado ao celular ou qualquer outro aparelho)? A dica é deixar a música alta para a balada ou para o churrasco com os amigos. Seja conduzindo um veículo, seja caminhando, a atenção sempre deve ser redobrada. O número de acidentes graves com pedestres que andam com fones de ouvido (iPod, MP3 e afins) triplicou em seis anos. Os dados constam em um estudo norte-americano publicado em uma revista especializada. As vítimas são principalmente adolescentes e jovens adultos. A idade média das vítimas é de 21 anos. A distração da pessoa absorvida pela música, além da incapacidade de ouvir os sons exteriores, é provavelmente uma das origens dos acidentes. 

Por isso, evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo. Atravessar a rua falando ao celular também é motivo para redobrar a atenção, pois quando uma pessoa que está usando fone de ouvido ou celular pode não ouvir um alerta (buzina) e se proteger.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال