Ônibus com três portas: segunda porta é de "enfeite"

Parte da nossa equipe faz uso do transporte público. Andamos de ônibus ou até mesmo de vans, depende muito de quem passar primeiro. Muitas das informações de trânsito que você leitor acompanha são transmitidas de dentro de ônibus e vans. O transporte público para a nossa equipe serve para se deslocar de casa para o trabalho ou para monitorar o trânsito da nossa cidade. Em nossa equipe temos um portador de necessidades especiais que faz uso quase que diariamente do transporte público e ele notou que em ônibus com três portas a segunda porta é de "enfeite".

Alguns membros da nossa equipe estiveram na capital paulista e usaram o transporte público, lá os ônibus articulados, bi -articulados e com três portas dão a opção do uso de todas as portas para o passageiro. Em Natal um adesivo transparente  com letras bem pequenas avisa que o uso é exclusivo para portadores de necessidades especiais. Não é bem assim, o nosso repórter portador de necessidade especial resolveu andar nos ônibus com três portas que servem a capital e as cidades da região metropolitana.
Teste 1-  São Gonçalo do Amarante
 Primeiro ele fez uso de um ônibus de três portas da empresa Expresso Oceano que faz a linha  Jardim Petrópolis, ao tentar o desembarque pela segunda porta na avenida Tomáz Landim em frente à COTEMINAS o motorista abriu apenas  terceira porta, após o desembarque dos demais passageiros ele partiu com o ônibus sem abrir a segunda porta para o nosso repórter. Questionado o motorista com cara de poucos amigos disse que ele deveria usar a terceira porta e pronto, assim foi feito pelo nosso repórter.
Teste 2 - Parnamirim
Resolvemos então tentar o desembarque pela linha Natal / Parnamirim da empresa Trampolim, o mesmo teste foi feito no ponto de ônibus da praça do bairro Mirassol, o nosso repórter pediu parada e esperou que a porta do meio fosse aberta, não só ele esperou, havia também um grupo de idosos e um cadeirante, mais uma vez o motorista desavisado ia partindo com o veículo quando alguns estudantes gritaram bem alto, " motorista vai descer". O motorista esbravejando abriu a porta do meio para o desembarque de todos.

Teste 3 -  Natal
 Em nosso último teste o nosso repórter pegou um ônibus da linha "73" da empresa Reunidas com destino a região norte da capital, pois bem ele ficou sentado no banco destinado aos portadores de necessidades especiais que fica bem perto da porta do meio. O ônibus trafegava quase que livre, então ele resolve desembarcar na avenida Bernardo Vieira bem na feira do 'Carrasco'. Na terceira porta um passageiro e na segunda o nosso companheiro de trabalho, a terceira porta se abre, o passageiro desce e o ônibus parte quando o cobrador avisa; "abre a porta do meio por favor para o rapaz aqui", assim foi feito.

Pela mobilidade a terceira porta era para ser usada por todos como é feita nas grandes capitais, é notado também a falta de atenção dos operadores do transporte coletivo, portador de necessidade especial ter que usar o grito para poder valer seus direitos é algo vergonhoso. Lembramos também que existe em alguns ônibus uma campainha diferenciada para a segunda  porta e mesmo assim foi negado o uso da   porta do meio.

2 Comentários

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

  1. Acho um absurdo, pegar um ônibus lotado na zona norte, tendo que tentar chegar no fundo do mesmo para poder descer na Bernardo vieira. Falta um pouco de bom senso por parte dos empresários e também falta capacitação aos motoristas e cobradores.

    ResponderExcluir
  2. Que eu saiba essa questão da terceira porta não poder ser aberta é uma determinação da Semob. É isso que fiquei sabendo. Galera do Via Certa, acho que interessante vcs pesquisarem e nos derem esse Feed Back, pq até onde eu sei, essa é a questão principal.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال