Um mês após a falência da Viação Riograndense mais de 15 mil usuários seguem sofrendo com a falta de um transporte público regular em nosso estado.
São nove destinos intermunicipais e um destino metropolitano que estão com problemas de falta de transporte público regular.
O bairro do Jardim Petrópolis em São Gonçalo do Amarante passa por sérios problemas, mais de 5 mil usuários prejudicados no bairro e adjacências. Em 2011 o ponto final do bairro foi transferido com a promessa de aumento e melhoria da frota, hoje a linha voltou a contar com os mesmos três veículos que a linha 132 oferecia aos usuários na época e pior quando o ônibus chega ao bairro já está lotado e os moradores estão ficando pelo caminho. Os horários noturnos são problemáticos já que a linha atende também alguns bairros da capital e por isso os ônibus passam lotados, muitas vezes com usuários de Natal e deixando nos pontos ao longo do caminho vários moradores de São Gonçalo do Amarante pelo caminho.
O bairro do Jardim Petrópolis em São Gonçalo do Amarante passa por sérios problemas, mais de 5 mil usuários prejudicados no bairro e adjacências. Em 2011 o ponto final do bairro foi transferido com a promessa de aumento e melhoria da frota, hoje a linha voltou a contar com os mesmos três veículos que a linha 132 oferecia aos usuários na época e pior quando o ônibus chega ao bairro já está lotado e os moradores estão ficando pelo caminho. Os horários noturnos são problemáticos já que a linha atende também alguns bairros da capital e por isso os ônibus passam lotados, muitas vezes com usuários de Natal e deixando nos pontos ao longo do caminho vários moradores de São Gonçalo do Amarante pelo caminho.
Em Japecanga distrito de São José do Mipibu, a linha que era feita pela Viação Riograndense segue desativada, os moradores da região estão pegando carona em tratores ou ônibus escolares que seguem destino para Parnamirim ou para o centro de São José de Mipibu.
Sobre o problema o DER ( Departamento de Estradas e Rodagem), diz ainda esperar da empresa o aviso de falência. Sem o aviso nada poderá ser feito pelo órgão.
Procuramos também a Expresso Oceano que opera a linha 132 ( Jardim Petrópolis/ Centro), segundo a empresa existe um reforço de frota nos horários de pico, mas ainda espera autorização do DER, para colocar por definitivo mais um veículo na linha.
Linhas Urbanas- Natal
Há oito dias a SEMOB ( Secretária de Mobilidade Urbana), tentou implantar o "Circular 700", em Nova Natal, que servia como baldeação de passageiros com destino ao terminal de integração do bairro Soledade. A linha chegou a circular por um dia, mas na terça -feira, uma ação por parte do SINTRO visando prejudicar os moradores do bairro retirou os ônibus da linha circular. Só no bairro Nova Natal são mais de 9 mil usuários sem transporte público regular.
No bairro de Brasília Teimosa apenas a empresa Santa Maria segue realizando a operação da linha, prejudicando não só os moradores do bairro, como também centenas de alunos universitários do CAMPUS UFRN, já que a viação Riograndense também operava a linha com a empresa Santa Maria.
Durante a semana a direção da SEMOB realizou uma reunião com a associação de bairro do conjunto Nova Natal, segundo a ata da reunião os representantes do órgão informaram que ainda não podem se posicionar sobre o problema e que as linhas dos bairros vizinhos seguem com reforço de frota. Ainda na referida ata, consta que o problema só será resolvido por definitivo com a licitação do transporte público, que está com ata atravancada na Câmara Municipal.
Confira o vídeo feito na linha 64 reforçada pela SEMOB
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