Conheça os defeitos mais comuns dos carros zero km


Vantagens como garantia de fábrica, melhor facilidade na revenda, procedência, ou mesmo ser o primeiro dono fazem de um carro 0 km uma ótima opção de compra para quem quer um automóvel. Entretanto, os carros novos podem apresentar defeitos de fábrica que podem desanimar logo nos primeiros dias de rodagem. Existem os casos de recall, onde o fabricante identifica um defeito após a distribuição e então chama de volta os consumidores para fazer a troca da peça defeituosa, e também os problemas mais corriqueiros, que muitas vezes, por comodidade, acabam não tendo reivindicação por parte dos novos proprietários e ficam por isso mesmo. Saiba quais são os defeitos mais comuns dos veículos 0 km e o que fazer para ser ressarcido:

Passos

1- Antes mesmo de sair da loja, cheque os piscas, faróis, limpadores de pára brisas, ignição, som, vidros, alarme. Os itens da parte elétrica são muito importantes e normalmente são os primeiros a apresentar defeitos;

2- O segundo passo é ter a certeza de que você, ao sair da loja com seu carro 0 km, não escute nenhum tipo de ruído. Se ouvir barulhos, volte à loja imediatamente e peça para que o vendedor responsável, se necessário, ande contigo para escutar também. Caso ele dê desculpas como "isso é normal" ou "com o tempo passa", não aceite e faça questão de que o problema seja sanado na mesma hora. Caso não adiante, peça a troca do veículo, pois um veículo novo não deve fazer nenhuma espécie de ruído estranho;

3 - Outro problema corriqueiro em carros novos é o ar condicionado. Confira o bom funcionamento e o ajuste do mesmo para ter certeza de que você poderá climatizar o interior do seu veículo da maneira que quiser;

4 - Confira os quatro pneus. Os semi-novos, às vezes, podem se passar por novinhos, por isso note que os mesmos ainda devem ter aqueles "cabelinhos" à mostra;

5 - Confira se os itens para troca de pneus estão no porta-malas. (macaco e chave de roda). Não que seja de propósito, mas eles podem ser esquecidos e, na hora em que mais precisar, pode ter uma surpresa;

6 - Ao pegar um reta, teste o alinhamento das rodas, soltando a direção e vendo se o carro está realmente alinhado. Os veículos devem sair de fábrica em perfeito estado.

Importante

Quando surge um defeito, a empresa tem 30 dias para consertá-lo. Se o conserto não é providenciado, o consumidor pode exigir a troca do bem, a devolução do dinheiro ou abatimento no preço. Na compra do carro, o consumidor deve se informar sobre prazos e restrições da garantia para diferentes partes do veículo como motor, câmbio e carroceria e também sobre situações que podem levar à perda da garantia, como mudanças na estrutura do carro para instalar acessórios.

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