Descubra por que a luz do freio de mão permanece acesa



Se ao sair com o carro você solta o freio de mão, mas a luz indicadora continua acesa, há algum problema. Veja quais podem ser as causas deste defeito e como solucioná-lo.


Passos


1

Para descartar que a origem da falha esteja no comando geral das luzes do carro, verifique se todas as luzes se acendem e se apagam pelo procedimento automático de verificação dos sistemas ao ligar o carro. Se uma das luzes ficar acesa, existe uma falha. Se nunca se acender, você precisa mudar a lâmpada.

2

Pressione o pedal do freio várias vezes, para ver se a luz se apaga.

3

Puxe a alavanca do freio de mão até o ponto mais alto e baixe-a ao ponto de descanso.

4

Se a luz permanecer acesa enquanto você realizar os passos 2 e 3, o problema deve ser menor: um pequeno desajuste mecânico ou um simples fusível em curto.

5

Se a luz permanecer acesa constantemente, observe o nível do depósito do fluido de freios, porque, como não é preciso trocá-lo com frequência, é comum que ele não seja verificado com regularidade. Consulte o manual do seu carro para localizar o depósito no motor.

6

Se o nível do depósito estiver abaixo do mínimo, acrescente mais fluido.

7

Consulte o manual para usar o tipo correto de fluido para o seu carro. Ao encher o depósito, não ultrapasse o nível máximo indicado.

8

Controle periodicamente o nível do fluido depois de completá-lo. Se o nível baixar em pouco tempo, o sistema deve ter um vazamento. Leve o carro logo a um mecânico e evite circular com este problema.

9

Se a luz permanecer acesa o tempo todo, a causa também pode ser um cabo do sistema de freio que não se solta de todo quando você baixa a alavanca ou retira o pé do pedal do freio. Também pode haver uma falha no dispositivo responsável por acender as luzes, que fica pressionado quando você o aciona.

10

Em regiões com inverno muito rigoroso, pode acontecer de a umidade absorvida pelo fluido de freio congelar, desequilibrando a pressão do sistema. Neste caso, a solução consiste em trocar o fluido dos freios e purgar o circuito.

Importante

• O fluido de freio é muito corrosivo. Evite que respingue na roupa e, se cair nas mãos, lave-as com bastante água e sabão. • Não deixe pingar fluido de freio na pintura do carro. Se isso acontecer, limpe imediatamente.

5 Comentários

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  1. Fusível em CURTO? Provavelmente quis dizer "Fusível ROMPIDO", não?

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  2. Sou novo em carro a dísel,tenho agora uma sprinter ano 97 ,vou viajar o brasil com ela,em um projeto cultural que estou trabalhando ,estou so espero nao precisar de recorrer ao site,mas fico feliz de saber onde pedir socorro,hoje estou em diogo,BA,LUZ DO FREIO acende e apaga,onivel do oleo ta bom,oque devo fazer?posso rodar 100 km ate ssa?corro perigo? obrigado .

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  3. Boa noite!
    Tenho um gol 13/14 1.0 flex geração VI. SEGUINTE... quando eu ligo o carro começa um sinal sonoro de três bips no daí dps a luz do freio de mão começa a pisca e não para. Gostaria de saber se alguém aí sabe resolver esse problema.

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  4. eu tenho uma s10 2.8 turbo diesel 2006 e essa luz fica acesa direto e o abs não funciona o que deve ser ja substitui os sensores da roda mas a luz não apaga

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