Na última sexta-feira (17) o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou uma operação especial de verificação em cronotacógrafos e de orientação sobre acessibilidade. A ação contou com a parceria do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RN), e teve como alvo os veículos que circulam no terminal Rodoviário de Natal.
Com relação aos itens de acessibilidade, obrigatórios e determinados por portarias do Inmetro, 90% dos ônibus rodoviários vistoriados apresentaram problemas. Agente fiscal Socorro Freitas lembra que todos os prazos para adequação às regras já se esgotaram. “Os itens regulamentados pelo Inmetro visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seja ela definitiva ou temporária. Por isso é essencial que essas normas sejam aplicadas”, conta Socorro. “O Ipem está à disposição para passar as informações necessárias para que as empresas estejam adequadas e passem a atender o determinado em lei”, conclui a agente.
Na ocasião, os fiscais do instituto orientaram os motoristas sobre as normas, que preveem, dentre outros requisitos, a existência de plataforma de elevação, barras de identificação com sinalização para deficientes audiovisuais, bancos preferenciais, cadeira de transbordo, cinto de segurança, vão livre, pega mão, cestos de lixo, apoios de braço e iluminação dos degraus nos veículos.
O Inmetro disponibiliza na internet uma página voltada exclusivamente para informações sobre acessibilidade em transportes coletivos de passageiros urbanos e rodoviários. O endereço é o www.inmetro.gov.br/qualidade/acessibilidade.asp.
Já no que diz respeito aos cronotacógrafos, de acordo com a coordenadora operacional do Ipem, Rosângela Ramalho, das 20 empresas de ônibus fiscalizadas, apenas dois veículos apresentaram irregularidades no equipamento. “Isso demonstra que as ações de fiscalização estão dando resultados satisfatórios e as companhias estão cientes das consequências caso o equipamento não esteja regularizado”.
Taxímetros
Paralelamente à ação de crono e acessibilidade, os agentes do Ipem realizaram uma fiscalização nos veículos do ponto de táxi do Terminal Rodoviário, com o objetivo de verificar se a documentação exigida pelo Inmetro, lacres dos taxímetros e pneus estavam em ordem. Todos os 20 táxis verificados estavam dentro do padrão exigido pelo órgão.
Em caso de suspeita de irregularidades, o usuário pode denunciar à Ouvidoria do Ipem-RN, por meio do telefone 0800-281-4054 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Com relação aos itens de acessibilidade, obrigatórios e determinados por portarias do Inmetro, 90% dos ônibus rodoviários vistoriados apresentaram problemas. Agente fiscal Socorro Freitas lembra que todos os prazos para adequação às regras já se esgotaram. “Os itens regulamentados pelo Inmetro visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seja ela definitiva ou temporária. Por isso é essencial que essas normas sejam aplicadas”, conta Socorro. “O Ipem está à disposição para passar as informações necessárias para que as empresas estejam adequadas e passem a atender o determinado em lei”, conclui a agente.
Na ocasião, os fiscais do instituto orientaram os motoristas sobre as normas, que preveem, dentre outros requisitos, a existência de plataforma de elevação, barras de identificação com sinalização para deficientes audiovisuais, bancos preferenciais, cadeira de transbordo, cinto de segurança, vão livre, pega mão, cestos de lixo, apoios de braço e iluminação dos degraus nos veículos.
O Inmetro disponibiliza na internet uma página voltada exclusivamente para informações sobre acessibilidade em transportes coletivos de passageiros urbanos e rodoviários. O endereço é o www.inmetro.gov.br/qualidade/acessibilidade.asp.
Já no que diz respeito aos cronotacógrafos, de acordo com a coordenadora operacional do Ipem, Rosângela Ramalho, das 20 empresas de ônibus fiscalizadas, apenas dois veículos apresentaram irregularidades no equipamento. “Isso demonstra que as ações de fiscalização estão dando resultados satisfatórios e as companhias estão cientes das consequências caso o equipamento não esteja regularizado”.
Taxímetros
Paralelamente à ação de crono e acessibilidade, os agentes do Ipem realizaram uma fiscalização nos veículos do ponto de táxi do Terminal Rodoviário, com o objetivo de verificar se a documentação exigida pelo Inmetro, lacres dos taxímetros e pneus estavam em ordem. Todos os 20 táxis verificados estavam dentro do padrão exigido pelo órgão.
Em caso de suspeita de irregularidades, o usuário pode denunciar à Ouvidoria do Ipem-RN, por meio do telefone 0800-281-4054 ou ainda pelo e-mail [email protected].
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