Sérgio Castro/
Chassi ear identifica origem do ruído
“Vrrrrrr”; “tec, tec, tec”, “nhem, nhem, nhem”. Essas onomatopeias desagradáveis são frequentes em quase todo tipo de carro. Os “grilos” são ruídos internos da cabine, geralmente causados por peças mal encaixadas.
“Os barulhos mais comuns se originam do atrito entre materiais iguais ou não, de vibrações na alavanca de câmbio, de má fixação dos bancos e de componentes da suspensão e do motor”, explica o engenheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) Sadao Hayashi.
Outra causa comum de ruídos são as falhas no acabamento – especialmente nos carros blindados, diz o proprietário da PapaGrillos (3865-8141), oficina especializada em “caçar” e eliminar esse tipo de problema, Evilácio Souza. “Toda a estrutura é retirada durante a blindagem. Um forro mal colocado ou um parafuso fora do lugar já causa ruídos.”
Há máquinas capazes de auxiliar na localização do barulho. É o caso do boroscópio, que realiza uma inspeção “visual”, e do chassi ear, que potencializa o ruído para identificar o ponto de origem.
“O serviço de solda, funilaria ou troca de forração começa na detecção do problema. Há casos em que o ‘grilo’ pode ser um defeito mais sério”, afirma o gerente de pós-venda Toyota, Koh Yuean.
Ele cita os “assovios” durante a frenagem, que podem indicar a necessidade de trocar as pastilhas. Motor batendo é sinal de falha nos cilindros.
A retirada dos “grilos” pode ser uma tarefa complicada – e cara. Em alguns casos é preciso desmontar todo o veículo.
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO