Caern inicia trabalho de mobilização em áreas que vão receber obras do Sanear RN

Os benefícios do saneamento podem ser sentidos em vários aspectos, como na saúde, meio ambiente e estética das vias. Porém, antes de desfrutá-los, existem impactos negativos naturais (barulho, poluição, bloqueio de vias, etc.) que atingem tanto quem atua na execução da obra quanto a população atendida. Por isso, é importante manter os moradores informados e orientados sobre os procedimentos que contribuem para o bom andamento da obra.

 A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inicia nesta quarta-feira (15) um trabalho in loco com a visita de mobilizadores sociais nas áreas onde estão previstas obras de esgotamento sanitário em Natal. A equipe multidisciplinar, composta de engenheiros e assistentes sociais, conta com sete estagiários da empresa que foram capacitados para ajudar nesta atividade. 

O grupo foi treinado sobre o sistema de abastecimento e esgotamento sanitário, com foco nas ligações de esgoto no imóvel. A educadora ambiental da Caern, Marineida Oliveira, orientou os mobilizadores por meio de material didático e vídeos que auxiliam na compreensão do tema e segurança na hora de passar a informação. A visita das equipes é coordenada pela socióloga Marília Lima e será vinculada ao cronograma de obra, ou seja, antes do início e durante a sua execução. 

Os mobilizadores vão explicar a importância da obra para a população e apresentar alternativas para que possam trafegar com mais tranquilidade no período de intervenção na via. Cada equipe terá que apresentar registro fotográfico e um relatório semanal com uma avaliação da relação entre as ações. Três equipes foram formadas para atuar nas proximidades das obras do Km-6, Guarapes e Cidade Nova (bairros das bacias E,F e K), Av. Engenheiro Roberto Freire (próximo à lanchonete Bob’s, bacias J e M) e no bairro Planalto (bacia L).

 Pela manhã, a partir das 8h, as equipes estarão na área de obras do Planalto e Guarapes, e, à tarde, iniciando às 14h, em Capim Macio. 

METODOLOGIA A primeira etapa será informativa. Os mobilizadores vão informar à população sobre a obra: o que é, os transtornos naturais, como se dará as diferentes etapas de execução e o motivo pelo qual não deve ser feita a ligação de esgoto do imóvel antes da autorização da Caern. Depois, na segunda fase, em parceria com a Gerência de Qualidade da Água (GQM), será realizado um trabalho educativo, mostrando os benefícios do saneamento, como utilizar o esgoto de maneira adequada, as fases de tratamento e outros pontos essenciais para o bom funcionamento do sistema, em oficinas para a comunidade. 

O mesmo trabalho de mobilização deverá iniciar nas próximas semanas nas obras de esgotamento de Assú. No interior, os agentes mobilizadores serão pessoas contratadas da própria comunidade a ser atendida, que receberão os treinamentos adequados, gerando emprego e renda local.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال