Um forte cheiro de amônia vem causando problemas de saúde para moradores das cidades de Natal, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.
Os moradores do complexo de bairros Jardins em São Gonçalo do Amarante reclamam constantemente de problemas de saúde e relatam até mal súbito em condutores, que trafegam pela rodovia BR-101 norte, na altura dos Km´s 80 e 81, ocasionado pelo forte cheiro de amônia.
Os moradores garantem que o forte odor é proveniente da estação de tratamento da CAERN localizada no distrito industrial de Extremoz.
O que diz a CAERN?

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão a estação de tratamento está com parte de seus aeradores desligados por falta de contrato. Os aeradores são os responsáveis para que o cheiro de esgoto não se propague pela região vizinha.
A CAERN disse ainda que um novo contrato foi assinado com uma empresa que dará o suporte de manutenção durante 12 meses e que logo em breve os moradores não irão sentir mais o cheiro de esgoto.
Sobre o odor de amônia a assessoria do órgão nos informou que os técnicos da CAERN identificaram que o cheiro é proveniente da fábrica Vicunha que fica ao lado da estação e que apenas o órgão ambiental poderá tomar alguma providência para sanar o problema.
O que diz a Vicunha
Procuramos por várias vezes a assessoria de comunicação da empresa nesta manhã mas não obtivemos sucesso no contato.
No site da empresa um texto diz que o cuidado com a preservação do meio ambiente é um dos compromissos assumidos pela Vicunha Têxtil. Suas Unidades operam seguindo um rigoroso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que têm como princípios fundamentais a preservação do meio ambiente, a melhoria contínua de seu desempenho ambiental e o respeito à legislação aplicável às atividades da empresa.
Através de programas como o 3R´s (Redução, Reutilização e Reciclagem), a Vicunha potencializa a utilização dos recursos naturais, reduz ao máximo a geração de resíduos oriundos de suas atividades e realiza o armazenamento e destinação ambientalmente responsáveis.
As certificações ISO9001 e ISO14001 acrescentam valor à empresa e a seus produtos, gerando benefícios para os clientes que têm a certeza de estarem recebendo produtos de boa qualidade e alinhados com a preservação ambiental. Além destas certificações, a Vicunha detém o Selo Verde Oeko-Tex, um reconhecimento internacional que atesta a excelência da companhia no que diz respeito aos produtos índigo e brim, por não oferecerem prejuízo à saúde e ao meio ambiente.
Além disso, programas como o de reuso da água e o PEA, Programa de Educação Ambiental, que prevê a conscientização dos colaboradores em relação aos programas ambientais são exemplos do comprometimento da Vicunha com o meio ambiente.
Tags
NOTÍCIAS