A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal 192) concluiu nesta sexta-feira (27), o curso de condução técnica de motolâncias. O Ministério da Saúde instituiu, por meio da Portaria 2.971 de 8 de dezembro de 2008, o veículo motocicleta-motolância como integrante da frota de intervenção em toda a rede Samu 192 e definiu critérios técnicos para sua utilização.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Natal 192, Rogéria Abrantes, explica que o curso preenche uma lacuna que há muitos anos o Ministério da Saúde tinha, desde quando a Polícia Rodoviária Federal realizava os treinamentos para os profissionais do Samu de todo o país e não conseguia dar conta da necessidade dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência pelo Brasil.
“A estratégia para suprir essa necessidade foi a criação do GMAU que vem se fortalecendo desde 2012. No Rio grande do Norte, desde o ano de 2014 vem sendo implantada a estratégia GMAU junto com o Ministério da Saúde e as coordenações dos serviços locais”, explica.
O curso de condução técnica de motolância, visa aprimorar técnicas de pilotagem para profissionais de saúde que trabalham no cenário do Samu 192. Os alunos são preparados em três colunas principais na condução de motocicleta. A primeira delas é o Equilíbrio e visa o resultado final do domínio dos comandos de aceleração, frenagem e de equilíbrio. No segundo pilar, estão os exercícios que objetivam desenvolver a Habilidade do aluno e na capacidade de fazer curvas em baixa e média velocidade, retomar velocidades e conseguir escapadas diante de situações de emergências. A terceira coluna visa trabalhar a Velocidade sobre a motocicleta e o aluno aprende técnicas de retomada rápida, redução de velocidade parcial, visando a habilidade de forma rápida, dentro das condições de segurança e limites estabelecidos em cada via.
Na formação, o aluno recebe orientações técnicas de pilotagem em terrenos de baixa aderência como areia, folhas, obstáculos (conhecidas também como of road). “Todos esses conhecimentos trazem para o aluno o amadurecimento da técnica de pilotagem, essencial para a motolância no dia a dia”, explica Rogéria. O curso faz farte da estratégia do Grupamento de Motociclistas de Atendimento de Urgência, órgão filiado ao Ministério da Saúde que conta com dois instrutores conveniados no RN.
“Além das técnicas de pilotagem, desenvolvem habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, sobre importância de se respeitar as normas de trânsito e sobre o uso adequado de equipamentos de proteção individual e equipamentos necessários para o desenvolver do trabalho de saúde, já que, obrigatoriamente, todos os alunos são técnicos de enfermagem com Carteira Nacional de Habilitação tipo A, aptidão física e interesse na pilotagem deste tipo de veículo”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Natal 192.
Tags
NOTICIAS