• Sempre mantenha a distância ideal do veículo que estiver à sua frente, seja na cidade ou nas estradas, pois uma freada mais brusca pode causar acidentes, e quem colide na traseira de outro veículo sempre está sem razão.
• Evite o uso dos freios nas curvas, reduza a velocidade antes, ou utilize o freio motor.
• Ligue a seta bem antes de fazer uma conversão.
• Evite encher demais os pneus, pois quando muito cheios podem diminuir a aderência. Mantenha-os calibrados conforme o manual do veículo e de acordo com o peso da carga e dos passageiros.
• Numa rodovia, para fazer uma conversão à esquerda ou um retorno, aguarde uma oportunidade segura no acostamento. Nas rodovias sem acostamento, siga a sinalização indicativa de permissão.
• Não freie bruscamente a sua motocicleta, exceto por razões de segurança.
• Nunca pare sua motocicleta nos cruzamentos, bloqueando a passagem de outros veículos. Nem mesmo se você estiver na via preferencial e com o semáforo verde para você; caso a motocicleta apresente pane e o motor “morra”, sinalize para os outros veículos desviarem, e a empurre a um lugar seguro.
• Use a sinalização de advertência, pisca-alerta, quando precisar parar temporariamente a motocicleta na pista de rolamento, mas somente faça isso se realmente for necessário.
• Em locais onde o estacionamento é proibido, você deverá parar apenas durante o tempo suficiente para o embarque ou desembarque de passageiros. Isso desde que a parada não venha a interromper o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.
• O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada.
• Segure a direção (guidom) sempre com as duas mãos.
• Indicar com sinalização adequada sua intenção de manobra com antecedência.
• Sempre utilizar os dois freios ao mesmo tempo, exceto em curvas.
• Não esquecer que o freio traseiro ajuda a manter o equilíbrio.
Tags
NOTÍCIAS