Redação,Via Certa


Quem acompanha a MotoGP sabe que atualmente não há uma moto no grid sem que a carenagem conte com elementos aerodinâmicos. O objetivo nas pistas é, basicamente, manter a roda dianteira no solo nas acelerações e reduzir a atuação do antiwheelie, que acaba cortando potência do motor e faz com que o piloto perca tempo nas acelerações.

Quando esses elementos começaram a ser utilizados de vez, a pioneira foi a Ducati, em 2015. Quatro anos depois, só uma proibição no regulamento fará as fabricantes presentes na MotoGP abandonarem o conceito.

Como em outros elementos desenvolvidos nas pistas, os elementos aerodinâmicos devem aparecer nos modelos de rua da Ducati em breve. Foi o que Edoardo Lenoci, diretor de desenvolvimento aerodinâmico da fabricante de Borgo Panigale, deixou a entender em entrevista à imprensa internacional.

Foto: Divulgação

“A aerodinâmica vai influenciar nas motos de rua e não somente em termos de desempenho. Há um trecho do estudo diretamente relacionado com o arrefecimento e o fluxo de ar que passa por dentro da moto", disse Lenoci.

“Estamos tentando entender como fazer o radiador ser mais eficiente, por exemplo. Com a aerodinâmica, será possível reduzir o tamanho do radiador ou construir uma carenagem mais eficiente e confortável. Todos esses aspectos influenciarão a criação de soluções que não só vão tornar a moto mais bonita, mas também serão funcionais", concluiu o diretor.

Na apresentação da versão da Streetfighter V4 que disputou a prova de Pikes Peak foram vistas as asas - que também estão na Panigale V4 R, versão criada para a disputa do Mundial de Superbike e que já está a venda na Europa.

Será que o Ducati World Première, evento marcado para o dia 23 de outubro e no qual a fabricante revelará a linha 2020, terá alguma novidade nesse sentido? É esperar para ver.

Com informações Equipe MOTO.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas