Redação,Via Certa

Alex Régis


O programa “Educação Para o Turismo” foi lançado no final da manhã desta sexta-feira (30/08) em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. A iniciativa é da Prefeitura do Natal e será executada em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Turismo, além de diversas instituições como o Senac/RN, Arena das Dunas, Sindicato dos Guias de Turismo do RN, Sindicato das Empresas de Turismo do RN e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O ato que formalizou a criação do programa contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, da secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, do secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes, e do vereador Felipe Alves, autor da lei que instituiu o projeto no âmbito municipal.

Álvaro Dias falou sobre a importância do turismo, lembrando que 52 atividades compõe a cadeia produtiva do setor e são responsáveis pela maior parte da geração de emprego e renda na cidade. Para o chefe do executivo municipal, o Educação para Todos vai promover uma revolução na vida acadêmica dos estudantes da rede pública municipal, ampliar os conhecimentos dos alunos, trazer uma nova visão da realidade local e ajudará a criar um espírito de conservação e preservação do patrimônio cultural e ambiental que sua cidade possui: “É uma ação especial que estamos promovendo ao incutir na mente dos nossos alunos noções de cultura, história, geografia e diversas outras áreas. Além disso, ao aproximarmos as crianças do nosso patrimônio ajudamos a fomentar também um sentimento de pertencimento que é muito importante para a preservação”, disse o prefeito.

O Educação para o Turismo foi idealizado pelo professor e funcionário da Setur, Francisco Maxmiliano, e tem o objetivo de Informar e sensibilizar alunos e professores da rede municipal de ensino fundamental, da quinta série, sobre a importância do turismo, no que diz respeito à cultura, economia e meio ambiente, envolvendo-os em uma abordagem participativa, estimulando a defesa do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Natal, como forma de desenvolvimento e fortalecimento da economia local.

Nessa primeira fase, oito escolas públicas municipais serão atendidas. As unidades de ensino estão localizadas no corredor turístico da capital potiguar: Serão contemplados os alunos das escolas: Josefa Botelho - Ponta Negra; São José - Ponta Negra; Antônio Campos - Mãe Luiza; Laura Maia - Areia Preta; Henrique Castriciano – Rocas; Santos Reis - Santos Reis; Noilde Ramalho – Redinha; Nossa Senhora Dos Navegantes – Redinha. A medida vai atingir cerca de 500 alunos.

Autor da lei que instituiu o programa, o vereador Felipe Alves enalteceu a importância da iniciativa que pode parecer muito simples, mas vai gerar um impacto positivo nos alunos da rede pública municipal de ensino: “Esse programa possui uma relevância enorme, pois une o turismo, nossa principal atividade econômica, a produção de conhecimento. Os estudantes terão uma oportunidade única de aprender sobre a nossa história, cultura, geografia e diversos outros aspectos in loco. Isso não tem preço no aspecto pedagógico. Parabenizo a gestão do prefeito Álvaro Dias pela sensibilidade ao concretizar o Educação para o Turismo, bem como pela forma como vem trabalhando para valorizar o turismo da nossa cidade”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas