O mercúrio é altamente tóxico e, se inalado, pode causar sérios danos à saúde, como problemas neurológicos, respiratórios e renais. Além disso, seu descarte inadequado pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, trazendo prejuízos para o meio ambiente.
Segundo José Antônio de Moura, chefe da VISA Natal, é fundamental que a população tenha conhecimento das medidas corretas para manuseio e descarte desse material. "Esses produtos já não estão mais disponíveis no mercado, mas algumas pessoas ainda podem tê-los em casa. É importante que, em caso de quebra, as pessoas sigam as instruções para recolher o mercúrio com segurança e procurem os pontos de descarte especializados", explicou.
Passo a passo para descarte seguro
Em caso de quebra de um termômetro com mercúrio, siga as orientações da VISA Natal:
- Proteja-se: Não permita que crianças ou animais tenham contato com o mercúrio.
- Recolha com cuidado: Use um papel cartão para recolher as bolinhas de mercúrio e uma seringa para coletar as gotas menores.
- Armazenamento: Coloque o material em um recipiente resistente com água, de forma que o mercúrio fique completamente submerso, e feche bem.
Destino correto: Leve o recipiente com o mercúrio e o vidro quebrado a empresas licenciadas para o manejo de resíduos perigosos. Em Natal, a Natal Reciclagem, localizada na Rua Adolfo Gordo, 2279, Cidade da Esperança, é um dos locais aptos a receber esse tipo de material.
Canais de atendimento
Para mais informações sobre o descarte correto de produtos que contenham mercúrio, a VISA Natal oferece atendimento pelos números 0800 281 4031, 3232-8608 e 3232-8176.
Tags
Saúde