O fenômeno astronômico conhecido como "desfile planetário" promete encantar observadores do céu no início de 2025. No dia 28 de fevereiro, sete planetas serão visíveis simultaneamente, criando uma impressionante visão do cosmos. Embora o evento seja comumente chamado de "alinhamento planetário", trata-se de um efeito visual, pois os planetas não estarão realmente alinhados em uma linha reta, mas aparecerão próximos da linha imaginária chamada eclíptica.
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão visíveis, com Urano e Netuno exigindo o uso de telescópios para observação. Os outros planetas poderão ser vistos a olho nu. Esse fenômeno será um evento raro, já que, segundo a revista National Geographic, algo semelhante só deverá ocorrer novamente em 2492.
Embora os planetas pareçam estar alinhados, eles seguem órbitas distintas e estão a enormes distâncias uns dos outros. Para uma melhor experiência de observação, recomenda-se procurar locais com céu limpo e sem poluição luminosa. O uso de binóculos ou telescópios também pode aprimorar a visualização.
O desfile planetário será uma oportunidade única de apreciar a beleza do universo e observar as maravilhas do nosso sistema solar.
Tags
Fenômeno