Um estudo publicado no JAMA Psychiatry sugere que a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, pode ajudar no combate ao alcoolismo. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, revelou que o medicamento reduziu em até 40% o desejo por bebidas alcoólicas e o consumo excessivo entre os voluntários.
O ensaio clínico envolveu 48 adultos com transtorno por uso de álcool, que foram divididos em dois grupos: um recebeu injeções semanais de semaglutida (0,5 mg), enquanto o outro usou placebo. Durante nove semanas, os pesquisadores monitoraram o consumo de álcool por meio de testes do bafômetro e questionários.
Os resultados mostraram que, embora os dois grupos tenham tido médias semelhantes de dias de consumo, aqueles que usaram a semaglutida ingeriram cerca de 41% menos álcool. Além disso, quase 40% dos participantes tratados com o medicamento não exageraram na bebida no último mês, o dobro do percentual do grupo placebo.
O estudo também apontou uma redução de 10% no número de cigarros consumidos entre os voluntários fumantes, sugerindo que a semaglutida pode ajudar na diminuição de outros vícios.
Os pesquisadores destacam que, apesar dos achados promissores, são necessários estudos mais amplos e de longo prazo para validar o uso do medicamento no tratamento do alcoolismo. Ainda assim, a descoberta mostra o potencial dos agonistas do receptor GLP-1 não apenas para diabetes e obesidade, mas também para transtornos ligados ao consumo de substâncias.
Tags
Estudo