O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou, por mais 180 dias, a vigência do estado de emergência zoossanitária no Brasil. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (7), visa prevenir o reingresso da influenza aviária no país, devido ao aumento de casos na América do Sul. A medida foi inicialmente adotada em maio de 2023 e permite ao governo federal adotar ações integradas e liberar verbas para conter a propagação da doença.
Além da prorrogação, o Mapa já havia tomado medidas preventivas, como a suspensão de exposições, feiras e eventos com aglomeração de aves, além de restringir a criação de aves ao ar livre, sem proteção adequada. Essas restrições também têm validade de 180 dias e podem ser prorrogadas conforme a situação.
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa entre aves, sendo rara a infecção em humanos. Quando ocorre, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum, incluindo febre alta, dor no corpo e mal-estar geral. Não há risco para a saúde humana no consumo de produtos de origem animal inspecionados.
Tags
Saúde