RN amplia programa “Identidade para Todos”


O Governo do Rio Grande do Norte renovou nesta terça-feira (29) o programa “Identidade para Todos”, que descentraliza a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), especialmente em municípios sem Centrais do Cidadão. A ação, coordenada pelo ITEP em parceria com a FECAM, garante a emissão gratuita da primeira via do documento por meio de prefeituras e câmaras municipais, assegurando cidadania e inclusão documental à população potiguar.

Lançado em 2021, o programa já recebeu mais de R$ 5 milhões em investimentos e, apenas em 2024, contabiliza mais de 598 mil atendimentos. A governadora Fátima Bezerra destacou o caráter democrático da iniciativa e reafirmou o compromisso do governo com a ampliação do acesso a direitos básicos. “Carteira de identidade é direito, e nosso compromisso é garantir esse direito a todas e todos no RN”, afirmou.

Com a retomada oficial do programa, pausado no início de 2025, o Estado distribuiu 200 kits de atendimento com equipamentos completos para fortalecer a emissão descentralizada do documento. Segundo o ITEP, a CIN é essencial para o acesso a políticas públicas e tem alcance ampliado com a nova estrutura, beneficiando especialmente comunidades em áreas remotas.

Além de facilitar o acesso ao documento e reduzir deslocamentos, o programa promove economia de tempo e recursos para a população. A CIN, integrada a bases federais como a Receita e o Conecta.gov, reforça a segurança e agilidade nos processos de identificação civil. Participaram da cerimônia representantes do governo, prefeitos, vereadores e lideranças estaduais.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال