![]() |
Certificação do ensino médio volta a ser oferecida; atendimento especializado e uso de nome social podem ser solicitados. |
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (23) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep.
O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. No primeiro dia, os candidatos farão as provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, com duração de 5h30. No segundo dia, as provas serão de matemática, química, física e biologia, com duração de 5h. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília), com início às 13h30.
Por conta da realização da COP 30, em Belém, o Enem será aplicado em datas diferentes nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba: 30 de novembro e 7 de dezembro.
Entre as novidades, participantes com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio poderão obter certificação se atingirem, no mínimo, 450 pontos em cada área e 500 na redação.
Candidatos que desejarem podem solicitar o uso do nome social, conforme cadastro na Receita Federal. O atendimento especializado também pode ser solicitado na inscrição, para condições específicas como deficiências, transtornos ou situações de saúde.
A taxa de inscrição será de R$ 85, pagável até 11 de junho via boleto, Pix ou cartão. Participantes inscritos no CadÚnico e que utilizem o Enem para certificação não precisarão gerar boleto.
Haverá reaplicação das provas em 16 e 17 de dezembro, para quem faltar por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
Confira aqui o edital completo!