Um homem de 33 anos foi preso nesta sexta-feira (16), em Natal, suspeito de importunação sexual contra mais de 15 mulheres em ônibus universitários, intermunicipais e urbanos. A prisão preventiva foi cumprida por policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher das Zonas Oeste, Leste e Sul (DEAM ZLOS), em um condomínio no bairro de Petrópolis, Zona Leste da capital.
De acordo com a investigação, os crimes vinham sendo praticados desde fevereiro de 2025 e se intensificaram ao longo de março. As vítimas são, em sua maioria, estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que relataram os abusos sofridos durante o uso de transporte público. Algumas delas afirmam ter sido importunadas mais de uma vez.
O homem foi identificado após diligências da polícia, com apoio das vítimas, que compartilharam suas experiências em um grupo de mensagens instantâneas. A troca de informações permitiu cruzamentos de horários e linhas de ônibus, levando à localização do suspeito. Ele já havia sido preso duas vezes por crimes semelhantes no estado de Minas Gerais.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte pede que outras possíveis vítimas procurem a DEAM ZLOS, localizada na Zona Sul de Natal, para formalizar denúncia. A identidade será preservada.
O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.
Importunação sexual é crime
O crime de importunação sexual está previsto no artigo 215-A do Código Penal Brasileiro. Consiste em praticar ato libidinoso sem o consentimento da vítima, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. A pena varia de um a cinco anos de reclusão.
Tags
Natal