Leão XIV promete não governar como autocrata e preservar legado da Igreja

O Papa Leão XIV acena para os fiéis do papamóvel antes de sua missa inaugural na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 18 de maio de 2025. REUTERS/Alessandro Garofalo 



O Papa Leão XIV iniciou formalmente seu pontificado neste domingo (18), em uma cerimônia ao ar livre na Praça de São Pedro, no Vaticano. Durante seu primeiro sermão, ele pediu unidade entre os 1,4 bilhão de católicos e prometeu preservar a herança da Igreja, ao mesmo tempo em que se comprometeu a não governar como "um autocrata".

O novo pontífice, de 69 anos, nasceu em Chicago e passou anos como missionário no Peru, onde também obteve cidadania. Ele foi eleito em 8 de maio, após um breve conclave de 24 horas, sucedendo o Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, após 12 anos de um papado marcado por tensões internas e defesa de causas sociais.

Em seu discurso, Leão XIV destacou que continuará as iniciativas de Francisco em áreas como combate à pobreza e proteção do meio ambiente, ao mesmo tempo em que reafirmou seu compromisso com a tradição cristã. "Pedro deve pastorear o rebanho sem jamais ceder à tentação de ser um autocrata, dominando aqueles que lhe foram confiados", disse o papa, em referência ao apóstolo considerado o primeiro líder da Igreja.

O novo papa também abordou questões globais, pedindo uma "paz justa e duradoura" na Ucrânia, que descreveu como "martirizada", e mencionou a crise humanitária em Gaza, alertando que os moradores do enclave palestino estão "reduzidos à fome".

A posse de Leão XIV atraiu cerca de 200 mil fiéis e contou com a presença de dezenas de líderes mundiais, incluindo o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que liderou a delegação americana, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, que deve se encontrar com o papa para uma reunião privada.

Além dos líderes políticos, a cerimônia foi acompanhada por membros da realeza europeia, como o rei Felipe e a rainha Letizia da Espanha. O novo pontífice também recebeu o pálio, uma faixa de lã que simboliza seu papel como pastor, e o anel do pescador, usado para selar documentos papais, em homenagem a São Pedro, que era pescador.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال